“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Brasil e Mundo

Começa 6ª Semana Social Brasileira, no Regional Sul 1 da CNBB

Publicado em 20 de julho de 2020 - 14:17:25

A Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove conjuntamente com as pastorais sociais e movimentos populares, de 24, 25 e 26 de julho, o seminário virtual que marca o lançamento da 6ª Semana Social Brasileira (SSB) no Estado de São Paulo. O evento debaterá “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”.

A SSB é uma iniciativa inspirada na experiência da Igreja Católica na Europa, que se realiza no Brasil desde 1991, para articular processos de mobilização popular e transformação social a partir de debates que impulsionam a construção de um Brasil justo e democrático. Tornam-se espaços de participação popular para a garantia da superação das desigualdades sociais.

Em preparação a este seminário, o Regional Sul 1 da CNBB vem realizando lives que tem debatido a mensagem do Papa Francisco: “nenhuma família sem Teto; nenhum camponês sem Terra; nenhum Trabalhador sem Direitos”. E é neste espírito de dar ao processo da 6ª Semana Social o alcance dos Três Ts – Terra, Teto e Trabalho que queremos debater no nosso Estado e no nosso país como articular forças para garantir os eixos estruturais de soberania, democracia e economia no nosso Brasil.

Queremos ainda um processo que possa avançar no diálogo para recuperar uma democracia onde a participação de todas e todos seja o motor de definição das políticas e ações em prol da dignidade humana e da igualdade como forma superior de justiça, onde a Democracia seja medida pela capacidade de promover Justiça Social e Ambiental, e que abrigue um Desenvolvimento capaz de produzir e (re)distribuir riqueza para o benefício de todos/as, protegendo a natureza e promovendo o Bem Viver.

Para tanto, convidamos todas as pessoas de boa vontade, igrejas, movimentos sociais e populares, e a sociedade brasileira para este grande Mutirão pela Vida, através da 6ªSSB.

O evento que tem encerramento na manhã de domingo, 26 reunirá o resultado das apresentações e debates das propostas de cada pastoral, organismo e movimento para a construção coletiva do processo. Ao final, será lançado um documento de convocação para que todos e todas possam assumir o compromisso de se engajar neste grande Mutirão pela Vida.


A seguir, a programação do evento.


Sexta-feira – 24 de julho, das 20h às 22h00

Mística

Mesa de Abertura

Reflexão a partir do tripé: Terra, teto e trabalho: A Economia de Francisco e Clara

Motivação para o início dos trabalhos de sábado


Sábado – 25 de julho – das 08h45 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

Mística

Abertura dos Trabalhos – Tecendo a realidade social a partir da Experiência das Pastorais do Regional Sul 1 – Rumo a Construção da 6ª SSB

Apresentação das Pastorais: atuação das pastorais no atual contexto de pandemia: como está acontecendo o trabalho, em quais (arqui) dioceses está atuando, qual o número de agentes? Quais as principais respostas de sua pastoral para superar os desafios do atual cenário?

Contextualização Histórica das Semanas Sociais Brasileiras

Momento das Exposições na Sala Comum “Dom Paulo Evaristo Arns”

Tema 1 – A Terra como Bem Comum e balizador de um Cuidado com Nossa Casa Comum, mas também da construção de uma Economia Social e Solidária a serviço do conjunto da Sociedade.
Facilitador: Moema Miranda / Roberto Malvezzi (Gogó)

Tema 2 – Um Teto capaz de representar todos os Sistemas de Proteções Sociais e Econômicas que devem caracterizar uma verdadeira Democracia, desconstruindo o discurso que naturaliza e legaliza a Pobreza, na realidade o empobrecimento das pessoas e dos povos.
Facilitador (a): Dr. Armando De Negri Filho / Ermínia Maricato

Tema 3 – Um Trabalho que reconheça o protagonismo humano sem discriminações na construção e usufruto do Bem Comum e que distribua a riqueza produzida em uma dinâmica equilibrada com os Direitos Humanos e os Direitos da Natureza, opondo-se ao predomínio do capital sobre o trabalho humano.
Facilitador(a): Eduardo Brasileiro / Márcia Lopes

Formação dos Grupos de Trabalhos com perguntas motivadoras e calendário rumo a julho de 2021. Local: Diocese de Presidente Prudente.

Encerramento


Domingo – 26 de julho, das 09h00 às 12h30

Acolhida

Síntese das Apresentações

Abertura das salas para as discussões em grupo – cada grupo acompanhado pelo sistematizador/as (relator/as)

Síntese das discussões em grupo

Atividade Cultural

Leitura da “Carta Compromisso” rumo a 6ª SSB

Fonte: site do Regional Sul 1 da CNBB 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções