Faleceu dom Ercílio Simon, nesta segunda-feira, aos 78 anos

Publicado em 1 de junho de 2020 - 14:07:58

O arcebispo emérito de Passo Fundo (RS), dom Pedro Ercílio Simon, faleceu, na manhã desta segunda-feira, no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Dom Ercílio tinha 78 anos e lutava contra as complicações da doença de Parkinson e de Alzheimer. Devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o velório será na Catedral Metropolitana das 12h até as 16h, seguida da Missa de Exéquias.

Natural de Ibiaçá (RS), dom Ercílio nasceu no dia 9 de setembro de 1941 e ingressou no Seminário aos 10 anos de idade, na primeira turma de seminaristas da recém formada diocese de Passo Fundo. A ordenação presbiteral aconteceu junto com a do irmão, padre Irineo Simon, no dia 12 de dezembro de 1965. O lema escolhido revelava o seu pensamento a respeito do sacerdócio: “Sacerdote de Deus a serviços dos homens”.

Como presbítero, atuou na diocese de Erexim e foi vigário-geral da diocese de Passo Fundo, onde também foi promotor vocacional, coordenador de pastoral e primeiro reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida. Também exerceu o presbitério na Catedral Nossa Senhora Aparecida, nas paróquias São Judas Tadeu, São Cristóvão e Sagrado Coração de Jesus.

Episcopado

Nomeado bispo coadjutor de Cruz Alta (RS), dom Ercílio foi ordenado em dezembro de 1990, escolhendo como lema “Em nome de Jesus”. De 1995 a 1998, foi bispo diocesano de Uruguaiana (RS). No dia 17 de novembro de 1998 tomou posse como bispo coadjutor de Passo Fundo e no dia 19 de maio de 1999, substituiu dom Urbano Allgayer e assumiu como bispo diocesano. Atuou, junto ao Regional Sul 3 da CNBB, como secretário-geral (2001 a 2004) e como bispo referencial para a Pastoral dos Migrantes.

Com a elevação da diocese de Passo Fundo a arquidiocese, dom Ercílio recebeu, no dia 29 de junho de 2011, do Papa Bento XVI, o Pálio Arquiepiscopal referente à função de arcebispo. Pouco mais de um ano depois, em 16 de setembro de 2012, tornou-se arcebispo emérito em função dos seus problemas de saúde.

Fonte: site da CNBB