Brasil e Mundo

Arcebispo nascido em Santa Bárbara d’Oeste morre vítima de Covid-19

Publicado em 17 de abril de 2020 - 14:27:24

Natural de Santa Bárbara d’Oeste (SP), o arcebispo emérito da Paraíba, dom Aldo di Cillo Pagotto, de 70 anos, faleceu na tarde de terça-feira, 14 de abril. O bispo enfrentava tratamento contra um câncer e apresentou sintomas da covid-19. O sepultamento foi realizado na cripta sacramentina, da Paróquia de São Benedito, em Fortaleza (CE), com as devidas precauções e recomendações das autoridades sanitárias e governamentais, para salvaguardar a vida das pessoas e evitar o contágio do novo coronavírus.

Em nota divulgada pela arquidiocese de Fortaleza, local onde dom Aldo exercia seu ministério, há a informação de que o bispo foi entubado e transferido para a unidade de terapia intensiva, apresentando sintomas da covid-19, como dificuldade respiratória.

A arquidiocese da Paraíba lamentou profundamente o falecimento de seu arcebispo emérito. “Aos 70 anos, dom Aldo descansa e volta aos braços do Pai. Neste momento de luto, nos solidarizamos com os familiares e irmãos da congregação do Santíssimo Sacramento, da qual ele fazia parte. Assim que possível, traremos informações sobre o velório e sepultamento do nosso arcebispo emérito”.

BIOGRAFIA - Dom Aldo di Cillo Pagotto nasceu no dia 16 de setembro de 1949 na cidade Santa Bárbara d’Oeste (SP). Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga (Minas Gerais) e no Seminário São Pio X, com Padres Sacramentinos. Foi ordenado Presbítero em 7 de dezembro de 1977 e sagrado Bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Pastoreou a Diocese Sobral como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como Bispo titular, onde ficou até o ano de 2004. Foi Arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.