Papa emérito, Bento XVI, completa 93 anos de idade e reza pelos doentes da Covid-19

Publicado em 16 de abril de 2020 - 14:22:52

No sinal da sobriedade e da gratidão ao Senhor. Assim Bento XVI está transcorrendo seu 93º aniversário no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. No respeito pelas medidas preventivas ao contágio, o Papa emérito não recebeu visitas, conta ao Vatican News dom Georg Gänswein.

Todavia, o secretário particular de Ratzinger, afirmou que nestas horas o papa emérito está recebendo numerosos telefonemas de felicitações, em particular do irmão Georg. Também são muitas as mensagens que estão chegando pelo correio eletrônico.

O Papa emérito está constantemente informado sobre os desdobramentos da pandemia e reza diariamente pelos doentes e por aqueles que sofrem por causa do vírus, afirma o prefeito da Casa Pontifícia.

“Ficou também particularmente impressionado com os muitos sacerdotes, médicos e enfermeiros mortos, em particular no norte da Itália, na realização do próprio serviço de assistência aos doentes do coronavírus”, disse seu secretário. Bento XVI participa desta dor, acompanha com preocupação, mas não se deixa roubar a esperança”, concluiu dom Gänswein.

Iniciado com a Missa na capela do mosteiro – uma celebração mais solene do que o habitual –, o dia no Mater Ecclesiae prossegue marcado por momentos de oração e leituras, mas também momentos dedicados aos cantos típicos da Baviera (sul da Alemanha), pátria de Bento XVI.

Nesta manhã o Papa emérito recebeu uma volumosa biografia escrita pelo jornalista alemão Peter Seewald, que será publicada no próximo dia 4 de maio. “Inicialmente Seewald pretendia presenteá-lo pessoalmente, mas infelizmente, a pandemia o tornou impossível”, disse dom Gänswein.

A biografia de Seewald “Bento XVI – uma vida” será publicada pela casa editora Droemer Knaur. O autor publicou vários livros-entrevista com o Papa emérito, entre os quais os best sellers “Luz do mundo” e “Últimas conversações”.

Biografia

Joseph Aloisius Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927, em Marktl am Inn, na Alemanha. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1921. Em 25 de março de 1977, foi nomeado arcebispo de Munique e Frisinga, pelo Papa Paulo VI, e elevado a Cardeal no consistório de 27 de junho de 1977. Em 1981, São João Paulo II o nomeou prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cargo que manteve até ao falecimento do seu predecessor. Em 18 de abril de 2005, foi eleito Bispo de Roma, renunciando ao pontificado em 28 de fevereiro de 2013. Desde então, o Papa Emérito vive no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

Alessandro Gisotti – Vatican News

Fonte: site da CNBB