Brasil e Mundo

Papa Francisco nomeia padre de Cascavel (PR) para diocese de Erexim (RS)

Publicado em 16 de abril de 2020 - 08:32:14

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, dia 15 de abril, a nomeação do novo bispo da diocese de diocese de Erexim (RS). Padre Adimir Antonio Mazali, pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel (PR), vai assumir o governo pastoral da diocese vacante desde o dia 26 de junho de 2019. Ele será o quarto bispo da diocese.

Trajetória

Padre Adimir Antonio Mazali nasceu em Ouro Verde do Piquiri no município de Corbélia – Paraná em 16 de maio de 1966. Filho de Mario Mazali (in memoriam) e Leonor Maggioni Mazali. Fez seus estudos primários em Ouro Verde e o Ensino Médio em Corbélia onde concluiu o Curso de Técnico em Contabilidade. Ingressou no Seminário Maria Mãe da Igreja em Toledo onde formou-se em Licenciatura em Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas “Arnaldo Busato” entre os anos de 1986 a 1988.

Em fevereiro de 1989 foi para Curitiba na Comunidade dos Seminaristas do Oeste do Paraná onde cursou Teologia no Studium Theologicum até novembro de 1992. Foi ordenado diácono em 12 de julho de 1992 na Paróquia Nossa Senhora da Penha, Corbélia, PR e no dia 05 de dezembro do mesmo ano, recebeu a ordenação presbiteral em Corbélia, PR pelas mãos de Dom Armando Círio, Arcebispo (in memoriam) da Arquidiocese de Cascavel.

Em 12 de dezembro de 1992 foi trabalhar como Diretor Espiritual e Promotor Vocacional no Seminário Menor São José em Cascavel até agosto de 1999. De fevereiro de 1995 a maio de 1996 colaborou como vigário da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Bairro Periolo em Cascavel. Em agosto de 1996 assumiu como Administrador da Paróquia Nossa Senhora do Caravággio no Jardim Maria Luiza em Cascavel.

Em agosto de 1999 foi enviado à Roma, residindo no Colégio Pio Brasileiro onde fez o Mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ao retornar em setembro de 2001 foi Administrador do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Salette em Braganey até de dezembro de 2002.

Em fevereiro de 2002 assumiu como Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe em Cascavel onde atuou até janeiro de 2009. Foi Diretor Espiritual no Seminário Propedêutico em Corbélia nos anos de 2005 e 2006. De 2002 a 2005 foi professor no CINTEC – Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel e de 2005 a 2018 na Famipar – Faculdade Missioneira do Paraná em diversas áreas da Teologia, especialmente Patrologia, História da Igreja Antiga, Estágio Pastoral e Comunicação e Homilética. Também foi Secretário Acadêmico de 2006 a 2009 e Diretor da Famipar de 2009 a 2019.

Atuou como pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro Cancelli de 01 de fevereiro de 2009 a 09 de janeiro de 2016. Na Arquidiocese foi responsável pela formação do Ministros da Sagrada Comunhão; participou do Conselho de Presbíteros, do Colégio de Consultores, do Conselho Econômico, do Conselho de Formadores, do Conselho Pastoral. Foi representante do Clero e presidente da Associação do Clero Secular.

Em 2014 foi nomeado Assessor Diocesano da Pastoral Familiar e em 2018 no Regional Sul 2. Desde 10 de janeiro de 2016 é pároco da Catedral Nossa Senhora Aparecida em Cascavel.

A diocese

A diocese de Erexim foi criada em 27/05/1971 pela Bula Cum Christus do Papa Paulo VI, desmembrada da Diocese de Passo Fundo. Está situada no Norte central do Rio Grande do Sul nos limites das arquidioceses de Passo Fundo (RS), Dioceses de Chapecó (SC), Frederico Westphalen (RS), Joaçaba (SC) e Vacaria (RS).

Saudação da CNBB ao padre Adimir Antonio Mazali

Brasília-DF, 15 de abril de 2020

Prezado Irmão, Pe. Adimir Antonio Mazali.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria sua nomeação como bispo de Erexim (RS). Agradecemos ao Papa Francisco por mais esse gesto de enviar pastores às nossas comunidades.

O caminho de formador no seminário e animador pastoral junto às famílias são sinais de esperança de que seu governo pastoral será marcado por grandes frutos para a evangelização.

Saudamos a sua chegada ao episcopado com palavras pronunciadas pelo Papa Francisco no 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, 3 de março: “A 4 de agosto do ano passado, no 160º aniversário da morte do Santo Cura d’Ars, quis dedicar uma Carta aos sacerdotes, que todos os dias, obedecendo à chamada que o Senhor lhes dirigiu, gastam a vida ao serviço do Povo de Deus. Então escolhi quatro palavras-chave – tribulação, gratidão, coragem e louvor – para agradecer aos sacerdotes e apoiar o seu ministério”.

Manifestamos gratidão pelo seu “sim” a esta nova missão confiada pela Igreja e pedimos que Nossa Senhora o proteja e o acompanhe.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB