Organizações lançam publicação para estimular ações sobre o Pacto Educativo Global no Brasil

Publicado em 30 de janeiro de 2020 - 17:13:26

Amanhã, 31 de janeiro, às 15h, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em Brasília, acontece o lançamento do projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Associação Nacional de Educação Católica (ANEC). O evento será transmitido ao vivo na página da CNBB no Facebook.

Trata-se de uma iniciativa para somar-se ao esforço de “Reconstruir o Pacto Educativo Global” e celebrar os 5 anos da Encíclica Laudato Si’, convite lançado pelo Santo Padre em 12 de setembro de 2019. O novo “Pacto Global Educativo” vai ser celebrado, no Vaticano, no dia 14 de maio deste ano.

No lançamento do projeto no Brasil, a CNBB, a ANEC e a CRB vão apresentar as estratégias e ações que integram o itinerário de vivência e de partilha, no Brasil, em preparação à celebração desse Pacto. Também serão apresentados os eventos de divulgação e lançamento do Pacto a serem realizados no Brasil.

As organizações também vão lançar, no evento, o subsídio “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global” com um conjunto de orientações para que comunidades, escolas, universidades, organismos e dioceses possam percorrer um caminho de reflexão e aprofundamento sobre o Pacto. A publicação apresenta também os vários documentos do Magistério da Igreja que tratam do tema da educação.

Segundo dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB e um dos coordenadores do projeto, a iniciativa tem por objetivo incentivar, na Igreja no Brasil, atividades de reflexão sobre o Pacto Educativo Global, a fim de envolver a sociedade brasileira neste momento importante para a educação.

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja tem insistido que o progresso social da humanidade passa, necessariamente, pela educação que é compreendida como um “bem comum” e um “direito universal”. Um dos objetivos da reconstrução do Pacto Educativo Global é envolver toda a sociedade para que se renove a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva em prol das futuras gerações.

Contextualização:

Com o objetivo de “Reconstruir o Pacto Educativo Global” e celebrar os 5 anos da Encíclica Laudato Si’, o Papa Francisco lançou em 12 de setembro de 2019 o convite para o “Pacto Global Educativo” a ser celebrado no Vaticano no dia 14 de maio de 2020. O evento recorda também o Documento da Fraternidade Humana assinado pelo Pontífice e o Grão-Imame de Al-Azhar, em Abu Dhabi.

A data de 2020 foi escolhida pois faz referência ao centenário das primeiras inciativas para a criação de um organismo que reunisse as nações do mundo. Relembra-se a ‘Conferência de Paz’ de Paris e a criação da chamada Société des Nations, fundada em 10 de janeiro de 1920. A iniciativa do Papa Francisco em propor uma aliança global pela educação se insere no percurso traçado desde o Concílio Vaticano II com a declaração Gravissimum Educatonis. Segundo ela, o progresso social da humanidade passa pela educação, que é compreendida como um instrumento importante para formar as gerações futuras.

As iniciativas globais podem ser acompanhadas no site: www.educationglobalcompact.org
No Brasil, para compartilhar ações do pacto será usada a hashtag: #PactoEducativoGlobalnoBrasil

SERVIÇO:
Lançamento: Projeto “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”
Data: 31 de janeiro de 2020
Horário: Às 15h
Local: auditório Dom Helder Câmara, na sede da CNBB, em Brasília (DF) – Setor de Embaixadas Sul, Qd. 801, Asa Sul.