Dom Edmar: “Advento é tempo de preparação para primeira e segunda vinda de Jesus Cristo”

Publicado em 29 de novembro de 2019 - 15:57:55

O Advento é um tempo especial de preparação para a celebração do Natal. A liturgia do Advento aponta para duas dimensões: preparação da segunda vinda de Jesus Cristo, que vai acontecer no fim dos tempos; e a preparação para celebrar a sua primeira vinda, já acontecida, com sua encarnação na história.

Segundo o presidente da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Edmar Peron, o tempo do Advento quer ajudar toda a comunidade cristã a abrir seu coração para encontrar o Senhor. “O tempo do Advento quer preparar os nossos corações para uma experiência, pois o Senhor está vivo e um dia voltará para nos recuperar para o seu reino inteiramente”, afirma dom Edmar.

Dentro deste clima do Advento, para acolher o Salvador, dom Edmar afirma que o melhor modo de preparar-se para viver o momento é tomar a Palavra de Deus nas mãos. De acordo com ele, se todos fizerem uma boa leitura da Palavra de Deus e deixar crescer o amor para com Maria estará se preparando muito bem para o período. “E assim, nós não entraremos na onda do que nós vamos comprar, mas como nós iremos nos doar a Deus nesse tempo”, diz o bispo.

Ainda sobre o melhor momento para se montar a árvore de Natal e o presépio, dom Edmar garante que não existe “uma rubrica” a respeito disso. “Se nós seguirmos a oração da liturgia, nós deveríamos dizer que o presépio e a árvore do natal deveriam ser montados a partir do terceiro domingo do Advento”, explica.

Pessoalmente, dom Edmar assegura que a árvore de Natal deveria ser para a própria ocasião, isto é, deveria ser montada no dia 24 de dezembro para as celebrações do Natal do Senhor. “Podemos desmontá-la quando termina o tempo do Natal, no Batismo do Senhor, que é quando o ciclo do Natal é concluído e então não tem mais sentido esses símbolos ficarem expostos”, conclui.

Fonte: CNBB