12º Seminário com os Bispos referenciais das CEB´s e do Laicato acontece em Brasília-DF

Publicado em 25 de setembro de 2019 - 15:23:19

Um grupo, composto por 44 representantes de diversas expressões laicais da Igreja no Brasil e dos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e 13 bispos, participa de 24 a 26 de setembro do 12º Seminário com os Bispos referenciais das Comunidades Eclesiais de Base (Ceb´s) e do Laicato no Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília-DF.

O objetivo do encontro, segundo o bispo de Tocantinópolis (TO), dom Giovane Pereira de Melo, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, é planejar a caminhada e ações da Comissão Episcopal para o Laicato e de suas expressões laicais para o próximo quadriênio.

Dom Giovanni reforçou que o planejamento será feito tendo como referências as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), a avaliação do Ano Nacional do Laicato, os encaminhamentos do 14º Intereclesial de Ceb´s, do Sínodo para a Pan-Amazônia e do Documento nº 105 da CNBB.

“O nosso horizonte é esta realidade da vocação e missão dos cristãos leigos e leigas, as diferentes formas e os jeitos que cada um busca viver e testemunhar o seu batismo, tendo sempre como referência a comunhão e a articulação com os organismos e a comissão da CNBB”, disse.

A presidente do Conselho Nacional do Laicato no Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira, reforça o caráter integrador do seminário. “Este é o grande desafio: entender as expressões, os carismas, a caminhada de cada um pensando num trabalho e missão conjunta a partir dos diferentes ministérios e vocações”, apontou.

Comunidades missionárias – O bispo de Floresta (PE), dom Gabriele Marchesi, assumiu recentemente o desafio de ser o bispo referencial indicado pela CNBB para acompanhar as Ceb´s. Segundo ele, as Ceb´s se identificam plenamente com o novo caminho proposto pelas diretrizes das comunidades eclesiais missionárias. “Eu penso que as Cebs podem fortalecer sua identidade e mostrar que são uma força dentro da Igreja afim de que essa possa crescer e assumir de um jeito ainda melhor sua missão”, disse.

Neste caminho da integração das diferentes expressões laicais, o bispo de Uruguaiana (RS), dom José Mário Scalon Angonese vai acompanhar movimentos, serviços eclesiais e associações laicais nascidas de carismas de ordens e congregações religiosas. “Nosso objetivo maior é unir estas diferentes expressões numa eclesialidade e diocesanidade. Se caminharmos desligados, todos nós perdemos forças”, disse.

A Marise Braga, de Cotia (SP), representante do movimento dos Folcolares comunga do reforço à unidade. “Precisamos criar esta mentalidade para trabalharmos mais juntos pela Igreja. A colegialidade que o papa tem falado tanto é muito importante”, disse.

O representante da Comunidade Face de Cristo, de Fortaleza (CE), Aluízio Nobrega aponta que já houve avanços na integração da caminhada das novas comunidades. “Esse é o sétimo encontro do qual participo. No início tudo era mais difícil porque era novo. Acolher as várias expressões de maneira de evangelizar é uma maneira que temos de chegar a todos. Uns vão se identificar mais com as Cebs, outros mais com o intimismo e outros com a maneira de louvar a Deus. É um desafio em primeiro lugar nós nos aceitarmos nas diferentes formas de sermos na unidade pelo Reino de Deus”, disse.