Brasil e Mundo

Dom Manoel toma posse como terceiro bispo da Diocese de Registro

Publicado em 23 de agosto de 2018 - 15:22:02

A Missa solene de posse de Dom Manoel Ferreira dos Santos, MSC, aconteceu neste domingo (19), com início às 10h, na Catedral São Francisco Xavier, em Registro (SP). Com a presença de nosso bispo emérito, Dom José Luiz Bertanha, SVD, e do Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, SAC, concelebraram junto ao novo bispo de Registro: Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, CR (Itapetininga/SP); Dom Arnaldo Carvalheiro Neto (Itapeva/SP); Dom Vicente Costa (Jundiaí/SP); Dom Orlando Brandes (Arcebispo de Aparecida/SP); Dom Tarcísio Scaramussa, SDB (Santos/SP); Dom Fernando Panico, MSC (bispo emérito de Crato (CE)); Dom Vilson Dias de Oliveira, DC (Limeira/SP); e pelo pároco da Catedral, Pe. Adelson Rosa de Souza.

Além deles, estiveram presentes todo o clero da Diocese de Registro e dioceses vizinhas, Diáconos, seminaristas, religiosos (as) de Registro e demais dioceses da Província, bem como, membros da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, amigos, familiares e todo povo de Deus, vindo dos quatro cantos do nosso Vale do Ribeira.

Um dos momentos de maior emoção para as quase quatro mil pessoas que acompanhavam a celebração foi a entrega do báculo ao novo bispo, que recebeu das mãos de Dom José, bispo emérito, o comando da Igreja de Registro.

Dom Manoel foi sagrado Bispo no dia 21 de julho, no Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, em Itapetininga (SP). Nomeado Bispo pelo Papa Francisco no dia 16 de maio deste ano, Dom Manoel substituirá Dom José Luiz Bertanha, SVD, que permaneceu por 20 anos à serviço da Igreja no Vale do Ribeira.

Fonte: CNBB/Sul1