Marcado por emoção e solidariedade, Círio de Nazaré reúne dois milhões de fiéis

Publicado em 10 de outubro de 2017 - 15:21:02

Cerca de dois milhões de pessoas estiveram no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará (PA), no último domingo, dia 8. “Maria, Estrela da Evangelização” foi o tema deste ano. A procissão com a imagem que vai da Catedral da Sé até a praça Santuário de Nazaré foi marcada por emoção, fraternidade e solidariedade.

O mar de gente foi conduzindo a berlinda e muitos promesseiros seguiram nas cinco estações da corda no percurso de 3,6 km. “Vim por uma promessa, esse é o quinto ano e continuarei vindo enquanto tiver forças para estar na corda”, disse o paraense Valderson Monteiro.

O Círio de Nazaré acontece sempre no segundo domingo de outubro. “Tenho uma Fé muito grande, não consigo nem falar, muito bom poder vivenciar o Círio”, ressaltou Patrícia Marinho, com as lágrimas escorrendo sobre o rosto ao falar que acompanha todos os anos as procissões junto da família.

O bispo auxiliar de Belém e secretário do regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Irineu Roman, avaliou o Círio 2017: “É uma experiência maravilhosa, começou às 5h com missa e, por volta das 6h20, saiu da Catedral Metropolitana da Sé. As pessoas emocionadas conduzindo a procissão”.

Dom Irineu também ressaltou o envolvimento dos padres barnabitas, cuja congregação – a Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo – é responsável pela custódia do Círio: “Os Barnabitas merecem todo do louvor, os padres se dividiram também para nos ajudar e a união faz a força. Esse foi o ano de maior número de visitas que realizamos, foram em torno de cinco mil, entre residências, instituições privadas, repartições”.

Ainda de acordo com o bispo, o Círio atendeu às expectativas, tanto no aspecto da evangelização, quanto na organização. “Essa foi a sexta procissão e a programação é extensa, e vai até o dia 23 de outubro com a Subida da Imagem, às 5h30, na Basílica Santuário de Nazaré”, sublinha recordando a programação que segue no decorrer do mês.

Trasladação

Na noite de sábado, dia 7, aconteceu Trasladação que é a quinta romaria oficial do Círio. Milhares de romeiros participaram deste momento apesar da chuva forte no início da procissão. “Os romeiros se mantiveram firmes e até mesmo agradeciam por ela ter chegado naquele momento”, contam os organizadores. Antes da saída da romaria, presidiu a missa em frente ao colégio Gentil Bittencourt o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner.

Varanda de Nazaré

Pelo sétimo ano consecutivo a Varanda de Nazaré reuniu muitos turistas, ampliando o olhar sobre o Círio. “O objetivo da Varanda é trazer os olhares generosos por essa terra. Nossa Senhora consegue aglutinar pessoas, com a solidariedade e a fraternidade”, disse a cantora Fafá de Belém.

“A emoção toma conta e a gente deixa fluir”, completou Fafá sobre a importância das pessoas conheceram a maior manifestação da Fé do povo paraense. O Círio de Nazaré reúne fiéis paraenses, de outras regiões do Brasil e também do exterior.

Estudantes

A participação de estudantes tem crescido a cada ano, de acordo com a organização do Círio. O motivo é a aprovação ou pedidos de aprovação em vestibulares. É o caso de Jhonatas Mendes: “Meu filho passou no vestibular e eu e ele viemos agradecer a Rainha da Amazônia pela graça alcançada”.

Mensagem do papa

O papa Francisco enviou uma mensagem para o arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Correa, por ocasião do Círio. No texto, o pontífice “saúda todos os fiéis que se reúnem na arquidiocese de Belém para celebrar a sua Padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, invocando abundantes luzes do Espírito Santo a fim de que as portas do coração de cada um possam se abrir à mensagem redentora de Jesus, na certeza de que Santa Maria nos acompanha e protege em nossas lutas diárias”.
Saiba o que ainda deve acontecer durante o Círio de Nazaré:

Ciclorromaria, às 8h30, na Praça Santuário de Nazaré.
Romaria da Juventude, às 16 horas, saindo da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Missa da Romaria das Crianças, às 7 horas, na Praça Santuário de Nazaré.
Romaria das Crianças, às 8 horas, na Praça Santuário.

Romaria dos Corredores, às 5h30, na Praça Santuário de Belém.

Procissão da Festa, às 8 horas, na Comunidade Sagrada Família.
Missa de Encerramento, às 18 horas, na Basílica Santuário de Nazaré.

Subida da Imagem, às 5h30, na Basílica Santuário de Nazaré.
Missa do Recírio, às 6 horas, na Praça Santuário de Nazaré.
Recírio para o Colégio Gentil Bittencourt, às 7 horas, na Praça Santuário de Belém.

Reportagem
Carolayne Franco – enviada especial para o Círio