CNBB envia saudação ao padre Jose Altevir da Silva

Publicado em 27 de setembro de 2017 - 16:41:46

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, enviou palavras de acolhida ao padre José Altevir da Silva por sua nomeação como bispo de Cametá (PA) divulgada na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro.

Na mensagem, do Leonardo lembra: “Ainda está bem presente em nosso coração sua passagem pela Conferência como assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária”.

Leia a Mensagem:

Saudação da CNBB ao padre José Altevir da Silva

Brasília, 27 de setembro de 2017

Prezado Irmão, Pe. José Altevir da Silva.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria sua nomeação como bispo de Cametá (PA). Agradecemos ao Papa Francisco por mais esse gesto de enviar pastores para nossas comunidades.

Ainda está bem presente em nosso coração sua passagem pela Conferência como assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária. Foi um tempo em que testemunhamos sua dedicação e sua disponibilidade permanente. Sabemos do serviço que senhor presta em sua Congregação Religiosa e entendemos que tudo isso o preparou para essa missão pedida agora pela Igreja

Saudamos a sua chegada ao episcopado com palavras pronunciadas pelo Papa Francisco aos no discurso do natal em 2015: “A missionariedade é o que demonstra o nosso cuidado fértil e frutífero; é prova da eficácia, eficiência e autenticidade de nossa ação. A fé é um dom, mas a medida da nossa fé também se prova pelo quanto somos capazes de comunicá-la. Cada batizado é missionário da Boa Nova antes de tudo com sua vida, com seu trabalho e com seu alegre e convicto testemunho”.

Recorremos ainda, para marcar este momento e manifestar o desejo que seu pastoreio seja fecundo, à definição do carisma de sua Congregação Religiosa: “chamados a viver uma dupla realidade: uma profunda comunhão com Deus e servir o povo onde vivemos, particularmente os pobres. Reconhecemos que a nossa espiritualidade e carisma estão fundamentados nas palavras de Jesus: ‘O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu. Enviou-me a anunciar a Boa Nova aos pobres’ (Lc 4.18) “.

Invocamos a luz e a força do Espírito Santo e desejamos que seu trabalho no estado do Pará seja abençoado e cheio de frutos.

Em Cristo,

Dom Leonardo Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília (DF)

Secretário-Geral da CNBB