“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Artigos

Crise e superação

Publicado em 22 de março de 2016 - 14:09:01

E a crise vai se avolumando infelizmente. Ninguém pode negar que estamos em crise. É uma crise política que se reflete na economia e no social. As duas são a meu ver frutos de uma grande crise ética e moral, que vem de longe e que recrudesceu nos últimos anos. A luta pelo poder é acirrada e a cada dia podemos constatar que o poder pelo poder corrompe.

É certo que a pobreza e a miséria devem ser combatidas, mas não se pode justificar a violência que toma conta da sociedade, com a injustiça social a ser combatida. De repente estamos em meio a uma situação, onde alguns parecem pregar que toda propriedade privada seja um roubo, roubo que justifica todos os outros. A corrupção se instalou de alto a baixo na sociedade. Por sorte as tentativas de justifica-la estão sendo combatidas, inclusive pela operação “Lava Jato”. A partir do momento histórico que vivemos, que nos seja permitido avançar na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

À medida que a crise se torna aguda, inclusive com desemprego aumentando e diminuição de recursos básicos inclusive na saúde, perguntamos sobre o que fazer? É certo que medidas práticas na área de gestão econômica devem ser tomadas. Porém para vencer a crise de credibilidade, o desânimo e a falta de perspectivas que assombram a sociedade, não basta lamentar-se. É preciso levantar a cabeça, olhar para frente com esperança.

A racionalidade econômica se impõe e busca estabelecer-se como única saída aceitável para solucionar os problemas mais urgentes que temos. Aí o lucro torna-se o único critério de decisão. É a “religião econômica” do deus dinheiro, cuja liturgia a ser celebrada é o consumo. A “religião econômica”, a idolatria do deus dinheiro, dizem, deve produzir a salvação que segundo o economista W. Jevons, consiste em “satisfazer nossos desejos no grau máximo, com o mínimo de esforço para assim maximalizar o prazer”.

Tudo isto já existe, está em curso. Porém não soluciona o drama humano. Sem Deus o homem não se explica, se complica. Uma sociedade que rejeita a ética do amor fraterno não sai da crise. A invocação de amar o próximo como a si mesmo, assim como ensinou Jesus, é um dos preceitos fundamentais da vida civilizada. “O amor próprio é uma questão de sobrevivência, e a sobrevivência não precisa de mandamentos...” porém, “Aceitar o preceito do amor ao próximo é o ato de origem da humanidade” , afirma Z. Bauman em sua obra conhecida (cf. Amor líquido pp. 98-99). A superação da crise passa pelo cumprimento dos mandamentos de Deus sintetizados no mandamento do amor.

O amor começa com Deus e é transmitido a nós por Jesus Cristo seu Filho. Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único para salvá-lo (cf. Jo 3,16). Em Jesus Deus entra na História para salvar a humanidade do pecado que se expressa no egoísmo gerador de morte. Ao não compactuar com o sistema de idolatria deste mundo sem Deus e sem ética, porque sem fé no amor, Jesus teve a sorte de todos os que o rejeitam: a morte. Jesus aceitou conscientemente a morte, mesmo podendo se livrar dela. Mas entrando na morte ele a fez implodir. Venceu a morte e deu-nos a vida. É este o cerne do mistério cristão que celebramos na semana santa: o mistério pascal. Morte e ressurreição que ensina a superação das crises.

Que Deus abençoe nosso Brasil e nos dê esperança. A Páscoa é festa de libertação, passagem da escravidão para a liberdade, das trevas à luz. Que tenhamos uma boa e feliz Páscoa.

Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André (SP)

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções