“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Artigos

Caminhando com Jesus

Publicado em 17 de março de 2016 - 16:54:32

Estimados Diocesanos! Pela graça de Deus, a partir deste domingo de Ramos e da Paixão, temos a oportunidade de vivermos, na nossa vida de fé, a Semana Santa, tão rica de celebrações e gestos que manifestam a grandeza do amor de Deus pela humanidade ferida, oprimida e subjugada pelo pecado. O amor de Deus revela a sua misericórdia pela pessoa humana fragilizada na sua condição filial, e se manifesta de forma concreta, pela presença entre nós do seu filho Jesus. Ele anunciou o Reino de Deus, com palavras e gestos que tocaram os corações de homens e mulheres, que clamavam por justiça, por misericórdia, por fraternidade e paz que lhes dessem o direito de viverem com dignidade a vida, dom de Deus.

Jesus foi fiel à missão que o Pai lhe confiou. Mesmo sendo criticado, incompreendido e não aceito por muitos, ele deu testemunho de amor ao Pai e a cada um de nós. Nem os açoites, nem a coroa de espinhos, nem a condenação à morte pregado na cruz o fizeram abandonar a missão que o Pai lhe havia confiado. No silêncio, toma nos ombros a cruz e começa a percorrer o caminho que o conduz à morte. No peso da cruz, está a humanidade, com toda a sua dignidade e fragilidade. Nos passos de Jesus carregando a cruz para o Calvário, estão os nossos passos, passos de vida e de morte que revelam o amor, a dor, as angústias, o desânimo e o sofrimento de cada ser humano que peregrina sobre a face da terra. Nas quedas de Jesus, oprimido pelo peso da cruz, contribuímos também nós, quando cedemos às muitas formas de corrupção, que tiram o pão da boca do pobre, o tratamento de saúde ao doente, o trabalho a milhões de pessoas, a esperança do coração dos jovens em relação ao futuro, a falta de saneamento básico na maioria das nossas cidades.

Mas, Jesus não fica prostrado sob o lenho da cruz, levanta-se e continua caminhando para o Calvário. Mesmo diante da dor provocada pela violência a que é submetido, ele continua a sentir compaixão, a consolar os aflitos que encontra ao longo do caminho. Ele, que caminha para a morte, fala através de palavras e gestos ao coração da humanidade, do seu amor pela vida, da sua esperança no ser humano, que através da misericórdia do Pai pode tornar-se uma nova criatura, redimida pelo seu sangue na cruz. Irmãos e irmãs, caminhemos com Jesus, com o coração cheio de esperança, para podermos cantar juntos o aleluia da ressurreição, da vitória da vida sobre a morte. Que todos possam viver intensamente a Semana Santa e assim terem uma Páscoa feliz. 

Dom José Gislon
Bispo de Erexim

 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções