“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Artigos

Impulsionada pela Misericórdia, para ser uma Igreja “em saída”!

Publicado em 11 de janeiro de 2016 - 16:11:58

Agradecendo a Deus a inspiração dada ao Papa Francisco para que pudesse proclamar o Ano Jubilar que nos convida a aprofundar a missão à luz da palavra e da vida de Jesus: Misericordiosos como o Pai (Lc 6,36), pedimos a graça para que possamos abraçar esse mesmo caminho.

Creio que o roteiro sugerido aos seminaristas da arquidiocese de São Luís no encontro que tive com eles sobre a Misericordiae Vultus (MV), poderá servir para a meditação com vários grupos. Dou graças a Deus por mais esse momento em que os seminaristas puderam expressar o que sentiam no seu coração e partilho com você o roteiro seguido: você já experimentou em sua vida a misericórdia? Contar. O que você sentiu com essa experiência? O que você aprendeu com ela? Você já manifestou misericórdia para com alguma pessoa, família ou grupo? Contar. Essa experiência o ajudou a sair de si mesmo? Como? Você já visitou alguma periferia ou pessoas vivendo na periferia? O que você sentiu com essa experiência? Houve algum sinal de mudança em sua vida? Qual a experiência bíblica que mais o ajuda a viver a misericórdia que motiva ir ao encontro das pessoas? Por que?

Em seguida, vimos que o jubileu quer ser tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes, pois há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai (cf. MV 3). E acrescenta o Papa: “Quanto desejo que os anos futuros sejam permeados de misericórdia para ir ao encontro de todas as pessoas levando-lhes a bondade e a ternura de Deus! A todos, crentes e afastados, possa chegar o bálsamo da misericórdia como sinal do Reino de Deus já presente no meio de nós” (MV 5).

Uma dimensão importante do Ano da Misericórdia é a abertura para ir ao encontro do outro. Essa atitude encontra sua fonte em Deus que acompanha sempre o povo e toma a iniciativa de ir ao seu encontro. Diante do sofrimento do seu povo no Egito, Deus Pai toma uma decisão: descer do céu, libertar o povo para fazê-lo caminhar para a terra prometida (cf. Ex 3,3-8). Para isto. chama Moisés.

Ele manifesta o seu amor porque é Ele quem primeiro nos ama (cf. 1Jo 4,10). É um amor tão grande que envia o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele (cf. Jo 3,16-17). Sendo o rosto da misericórdia de Deus, Jesus nos convida a viver a comunhão com ele; pois ele está sempre próximo de nós, no meio de nós. Ele mesmo proclama: “sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5). Essa comunhão nos motiva a sair ao encontro das pessoas para manifestar a gratuidade do amor de Deus. Gratuidade e alteridade são duas características fundamentais da vida do discípulo missionário. Desse modo, poderemos ser testemunhas de Jesus Cristo, missionários da sua Misericórdia.

O dinamismo do mistério da encarnação e da páscoa de Jesus nos fortalece e dá sentido à nossa vida e à missão, pois Ele desce do céu, entra no mundo, ama os seus que estão no mundo, ama-os até o extremo e volta para o Pai com todos esses amados. O caminho que o missionário da Misericórdia é chamado a percorrer significa que, entregando sua vida, ele busca tornar bem real a misericórdia de Deus com gestos bem concretos em nível de socorrer uma pessoa, uma ou várias famílias e também acompanhar a situação de grupos, bairros, comunidades rurais para que possam conquistar os seus direitos. As várias periferias sociais, existenciais e geográficas gritam por Misericórdia.

E os seminaristas da arquidiocese de S. Luís, estão muito entusiasmados para abraçarem nos próximos dias a atividade missionária pedindo a graça de um coração cheio de misericórdia a fim de que possam ser misericordiosos como o Pai.

Dom Esmeraldo Farias
Bispo Auxiliar de São Luís (MA) 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções