O protagonismo da formação: Elaborar-se a partir do chamado de Deus

Publicado em 12 de junho de 2020 - 08:48:12

Dentro da realidade atual, em que vive não só o Brasil, mas todo o mundo, faz-se necessário buscar novos métodos para continuarmos os nossos trabalhos de evangelização e, também, de formação dos nossos Seminaristas. Mais do que nunca, é preciso que fique claro aquilo que os documentos da Igreja já apresentavam, desde o pontificado de São João Paulo II: “o candidato ao sacerdócio deve ser considerado protagonista necessário e insubstituível de sua formação” (Pastores Dabo Vobis, n. 69).

É indispensável que os Jovens Seminaristas tomem consciência deste protagonismo, colocando todo o seu ser, com todas as suas virtudes e fragilidades, nesse caminho de elaboração de si mesmo para abraçar a vida presbiteral. Quanto mais isso for claro para o vocacionado, menos dificuldades ele encontrará na condução de seu caminho quando algo diferente do usual for pedido. Como é o caso que estamos vivendo no momento, em que nossos seminários tiveram que se reinventar. A maioria de nossos seminaristas está na casa de seus familiares, recebendo as atividades da faculdade pelos meios de comunicação. Também recebem as orientações da equipe formativa, sempre que necessário. Cada jovem é orientado a fazer comunhão com a comunidade formativa, não só nos momentos de estudo, mas também nos momentos das orações da Liturgia das Horas e das Santas Missas.

Cada um de nós deve ser fiel ao dom recebido de Deus e também ao caminho de conversão diária, tendo em vista que nenhum de nós está definido. Estamos em elaboração. Neste sentido, é prudente manter a vigilância sobre si mesmo e seu caminho. Ao encontro do nosso querer, que já é um grande passo, vem o agir de Deus que nos transforma e nos molda a cada dia, tornando-nos novas criaturas.

Assim caminhamos, pedindo à Santa Mãe de Deus que nos faça retornar, assumindo com maior intensidade nosso compromisso de sermos o coração pulsante de nossa Igreja Diocesana, preparando homens de sabedoria, segundo o Coração de Deus, para frutificar na vida do povo que a Ele pertence.

Pe. Rodrigo Stefanini Françoia
Reitor do Seminário Filosófico "Papa São João XXIII"