Uma história contada é uma vida vivida

Publicado em 12 de junho de 2020 - 08:43:56

Neste ano celebramos o 54º dia Mundial dos Meios de Comunicação Social, promovido pela Igreja pós Concílio Vaticano II. A data é sempre celebrada na Solenidade da Ascensão do Senhor, que ocorreu em 25 de maio. A cada ano, o Santo Padre escreve sobre temas relacionados às mídias. O Papa Francisco, quando escreve esta 54ª mensagem aos comunicadores, propõe o tema da narração e expressa de um modo muito sincero que precisamos “respirar a verdade das histórias boas”. Inspirado no livro Êxodo, o tema deste ano é “Para que possas contar e fixar na memória (Ex 10,2). A vida se faz história”. Tema profundamente existencial que, segundo o Santo Padre, nos faz ver que toda narração é humana e também divina, porque na Encarnação Deus se faz história.

Nós nos tornamos conhecidos através de nossas narrativas e toda narração influencia o pensar e o agir humano. Por isso, é preciso compreender que somos “tecelões”, ou seja, segundo a mensagem deste ano, somos aqueles que, ao contar histórias, estamos tecendo um texto, perpetuando na história momentos de heroísmos e derrotas, memórias que encorajam e nos movem a enfrentar os desafios e, possivelmente, moverão também outras pessoas. Certamente nos faz pensar como o ser humano é capaz de transformar-se, porque se descobre e se enriquece com as tramas da vida. Este tear forma uma história com situações variadas e desafiadoras, mas é preciso discernimento para encontrar a verdade.

Nem todas as histórias são boas, recorda Francisco, mas nem por isso podemos deixar de crer que somos capazes de comunicar o bom e o belo. Algumas ações comunicativas enfraquecem a bondade e a compaixão, como o termo técnico storytelling, muito utilizado no marketing, através do qual cria-se um vínculo emotivo com o consumidor. O Pontífice compara este termo com a narrativa de Gn 3,4, na qual Adão e Eva são tentados e enganados pela serpente, ou seja, um meio usado para manipular e enganar. Outro termo que nos sugere pensar a respeito das narrativas que devem superar o mal é deepfake, na qual a falsificação alcançou um intenso nível de sofisticação - manipula o rosto e a voz de modo realista - e é uma preocupação ética quanto à verdade. Este, como tantos outros malefícios, danificam o tear da comunicação da vida humana e despoja o ser humano de sua dignidade. Por isso, o Santo Padre evoca sabedoria para patrocinar e criar narrativas belas, que nos recordem quem realmente somos, especialmente a heroicidade anônima do dia a dia.

Por fim, o Papa Francisco nos fez reconhecer a História das histórias: como Deus criador e narrador se revela à criação, na pessoa de Jesus Cristo. A humanidade inteira é chamada a ser geradora de história juntamente com Ele e, para isso, somos tecidos e aprimorados, num convite a tecer continuamente a vida e tecer a maravilha que somos. Quando escolhe o tema do Êxodo é para nos recordar que Deus intervém na história do seu povo, é fixar a memória de geração em geração. Desse modo, Deus continua a tornar-Se presente ao comunicar-Se. O Verbo se fez narração e, através da Encarnação, nos dá uma nova maneira de tecer a nossa história, convidando-nos a acolher Sua palavra, através das narrativas dos Evangelhos, configurando-nos a Ele.

A humanidade merece uma narrativa à altura que Jesus a elevou, cada história é obra do Espírito Santo e cada uma pode renascer como obra prima. E como nos faz pensar Francisco, Deus fixa em nós o bem e leva ao coração humano o Seu amor. Este movimento é re-cordar. Nas conclusões, o Santo Padre escreve que há histórias que pedem para ser partilhadas em todas as linguagens e por todos os meios, e que o Espírito Santo renova em nós o que somos aos olhos de Deus. Por isso, é oportuno narrar-se a Deus, que nos faz entrar em seu olhar de amor compassivo por nós e pelos outros.

Pe. Anselmo Cardoso Martiniano
Mestre em Teologia da Comunicação