A Espiritualidade de Maria (IV): o valor da presença e do serviço

Publicado em 5 de maio de 2020 - 11:43:58

Ao narrar os mistérios da vida de Jesus, os Evangelhos anotam que a seu lado, frequentemente, se encontra sua Mãe, de tal maneira que, na perspectiva dos Evangelhos, fica difícil falar da pessoa de Jesus, deixando de fora o mistério da pessoa de Maria. Na verdade, sem a presença de Maria qualquer leitura sobre Jesus de Nazaré, o Verbo de Deus feito homem no seio da Virgem, ficaria, de alguma maneira, incompleta.

Na vida de Jesus, a presença de Maria comparece como a presença de Mãe e, por isso, como uma presença importante. Dessa anotação evangélica desprende-se uma espiritualidade mariana da presença. Maria é a Mulher que se faz presente: faz-se presente junto a Deus, através de sua atitude orante e fiel; faz-se presente na totalidade da vida de Jesus; e, por fim, presente na vida do próximo. Assim, apresenta-se como pessoa que leva a cumprimento a vocação humana em suas três dimensões fundamentais: de filha, de mãe e de irmã – como mulher. Ao dizer “eis aqui a serva do Senhor” (Lc 1,38), realiza sua vocação filial. Quando “deu à luz seu Filho” (Lc 2,7) e o acompanhou até à Cruz, realizou sua vocação de Mãe. Quando “pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente” à casa de Zacarias e Isabel (cf. Lc 1,39-40), realiza sua vocação de irmã.

Essa disponibilidade em fazer-se presente é aquilo que torna Maria uma pessoa importante, ou seja, uma pessoa capaz de deixar uma marca positiva, porque amorosa por onde passa. Por isso, ao vê-la, Isabel foi levada a proclamar: “Tu és feliz” (Lc 1,42).

Dessa maneira, o Evangelho de Lucas apresenta, através de Maria, uma espiritualidade da realização humana, que se dá quando saciamos nossa sede de importância. De fato, todo ser humano busca tornar-se um ser importante, ou seja, um ser, cuja vida tenha significado, que não simplesmente passe pela vida, mas que deixe sua marca, sendo capaz de fazer-se memória, recordação, como expressa o sentido profundo da palavra importância que, originariamente, quer dizer trazer para dentro.

É importante quem tem a capacidade de entrar no coração das pessoas e, entrando, instaura aquele elo gerador de uma comunhão profunda que cura todo sentimento de desconforto humano e solidão. Realmente, o nosso maior medo é o de cair no esquecimento, o medo de não ser recordado, o que seria uma condenação. É por isso que na Oração Eucarística II nós rezamos: recordai-vos, ó Pai, da vossa Igreja espalhada por toda a terra. Nesse momento estamos recordando misticamente, trazendo para o coração Deus, pedindo que Ele não deixe caídos no esquecimento tantos que estão longe, mas que se re-corde (recordare, em latim), pois ser recordado é ser também salvo. A recordação é uma salvação.

Diante da saudação de Isabel, a própria Maria, no Espírito, disse que seria recordada por “todas as gerações” (Lc 1,48). É claro que o motivo da sua importância, que lhe permite ser recordada pelas gerações futuras, foi o que Senhor realizou nela. Todavia, o Senhor só pôde realizar essas grandes coisas porque Ela se dispôs, fez-se presente, fez-se serva, isto é, obedeceu ao Senhor que pede uma única coisa: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. A obediência a este mandamento se traduz em forma de serviço, pois quando amamos servimos e quando servimos amamos. Maria fez exatamente isto quando se fez presente e disse: “Eis aqui a serva do Senhor”. Torna-se também serva de toda pessoa humana e, pelo serviço, tornou-se Senhora de todos os povos. Assim, sua pessoa revela que é pelo nosso serviço amoroso que adquirimos a importância que buscamos e nos eternizamos no coração de Deus e no coração do próximo, através da recordação que nos faz tão bem.

Pe. Antonio César Maciel Mota
Pároco da Paróquia São João Batista em Rio Claro