Iniciação à Vida Cristã, a Luz que os leva a Jesus

Publicado em 9 de abril de 2020 - 17:15:01

O Documento 107 “Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para formar Discípulos Missionários” foi aprovado na 55ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada de 26 de abril a 5 de maio de 2017. É fruto de um processo participativo de redação que culminou com novas emendas e a aprovação de todos os bispos na Assembleia Geral. Ele expressa o caminho que a Igreja no Brasil percorre, iluminada pela Palavra de Deus e pelo Documento de Aparecida.O documento oferece novas disposições pastorais para a iniciação à vida cristã. No primeiro capítulo, o texto apresenta o itinerário a partir do “ícone bíblico” representado pelo encontro de Jesus com a Samaritana, retratado no capítulo quatro do Evangelho de São João. Em seis passos, o documento apresenta os processos de iniciação ao discipulado de Jesus.

O segundo capítulo: (ver) Aprender da História e da Realidade, trata sobre o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA), indicado pela Igreja para o enfrentamento dos desafios à evangelização no século XXI. Sob a inspiração do RICA é possível propor um itinerário que avance por etapas e tempos sucessivos, garantindo que o catecúmeno cresça no conhecimento da pessoa de Jesus e assim amadureça a sua fé, alicerçada numa espiritualidade madura e duradoura para vida.

No terceiro capítulo: (iluminar) Discernir Como Igreja. Este capítulo é o coração do documento. Começa lembrando que a IVC é a articuladora das urgências da ação evangelizadora. Depois, prossegue com uma ampla reflexão sobre a IVC com inspiração catecumenal: serão apresentados os quatro tempos do RICA, baseados em Atos 2,42-44), com orientações específicas para cada ação catequética da Dimensão da Iniciação à Vida Cristã.

O quarto capítulo: (agir) Propondo Caminhos: É o capítulo que apresenta propostas para um Projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã. Faz indicações para cada tempo de um processo de inspiração catecumenal: Querigma, Catecumenato, Purificação e Iluminação, Mistagogia. Insiste que o processo precisa de acompanhamento e formação dos agentes da IVC, acentuando a centralidade da Palavra de Deus nesse processo formativo. O capítulo também trata das instâncias formativas e dos sujeitos da IVC, destacando que a mesma não é tarefa específica da catequese, mas envolve comunidade, família, liturgia, entre outros.

Na conclusão do documento 107, os bispos dizem ser urgente construir uma Igreja, casa da Iniciação à Vida Cristã. Para que isso aconteça, é preciso: a)Formação continuada da comunidade, dos ministros ordenados e dos catequistas;b) Compreensão da importância da IVC na ação evangelizadora;c) Valorização da dimensão litúrgica;d) Pastoral de conjunto e projetos pastorais;e) Promoção da unidade dos sacramentos de Iniciação à Vida Cristã e f) Articulação entre o processo de IVC e missão da comunidade eclesial.

Virgem Mãe Maria, primeira catequista, dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos no documento 107 da CNBB, para que chegue a todos o dom da beleza da Luz que não se apaga: Jesus Cristo.

Diácono Florivaldo Bertoletti
Coordenador Diocesano da Pastoral da Iniciação à Vida Cristã