Ser Igreja Diocesana

Publicado em 12 de março de 2020 - 16:29:57

Iniciamos com o presente artigo esta nova coluna mensal sobre eclesiologia pastoral, para refletirmos sobre o nosso “ser” Igreja à luz de sua missão evangelizadora e pastoral.

Antes de tudo, porém, faz-se preciso esclarecer o que seria eclesiologia. Pela palavra eclesiologia, do hebraico “qahal” e do grego “ekklesia”, entendemos significar “congregação”, “igreja”, “reunião”, “assembleia” ou, melhor ainda, na linguagem bíblica, a “Igreja de Deus” (1Cor 1,2; 10,32; 2Cor 1,1; Gl 1,13; 1Ts 2,14), isto é, o “povo unido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (LG, 4).

A Igreja de Deus, congregada na unidade da Santíssima Trindade, é entendida como o “povo que Deus reúne no mundo inteiro. Existe nas comunidades locais e se realiza como assembleia litúrgica, sobretudo eucarística. Ela vive da Palavra e do Corpo de Cristo e se torna, assim, Corpo de Cristo” (C. Ig. C., 752). Nascida da cruz e visível ao mundo em Pentecostes, a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica, que nós somos, recebe a tarefa de continuar nesta terra a missão de seu fundador: “Ide pelo mundo inteiro e anuncia a Boa-Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16,15-16a). Esta Igreja, cuja tarefa irrenunciável é “evangelizar”, faz-se visível numa comunidade local, a Diocese à qual pertencemos e formamos.

O que é uma Diocese? Há várias maneiras de explicar este conceito. O cânon 369 do Código latino de Direito Canônico, porém, define “Diocese” como sendo a “porção do povo de Deus que é confiada ao Bispo para ser apascentada com a cooperação do presbitério, de tal modo que, aderindo ao seu pastor e por este congregada no Espírito Santo, mediante o Evangelho e a Eucaristia, constitua a Igreja particular, onde verdadeiramente se encontra e atua a Igreja de Cristo Una, Santa, Católica e Apostólica”.

Criada pelo Papa Pio XII e instalada em 1944, a Diocese de Piracicaba é a porção do povo de Deus que está presente em 15 municípios do interior paulista: Piracicaba, Rio Claro, Santa Bárbara d´Oeste, Capivari, São Pedro, Rio das Pedras, Santa Gertrudes, Charqueada, Rafard, Saltinho, Ipeúna, Santa Maria da Serra, Corumbataí, Mombuca e Águas de São Pedro, totalizando uma superfície de 4.662,417 Km2 e uma população estimada em 1.016.858 de habitantes, agrupada em 68 Paróquias, 1 Quase-Paróquia e 1 Capelania.

O Bispo Diocesano é o italiano da província de Pádua, franciscano conventual e missionário no Brasil desde 1972, Dom Fernando Mason, de75 anos de idade. Nomeado pelo Papa Bento XVI para a igreja local de Piracicaba, em 25 de maio de 2005, tomou posse canônica como 5º bispo diocesano, em 24 de julho daquele mesmo ano.

No serviço pastoral desta Igreja diocesana, são colaboradores do bispo nesta diocese: 72 sacerdotes diocesanos, 51 padres religiosos e 48 diáconos permanentes. Há nela uma significativa presença de consagrados, totalizando 135 religiosos de 22 congregações religiosas masculinas e femininas, além dos cristãos leigos e leigas, seminaristas e consagrados das “Novas Comunidades”, cuja missão de evangelizar está expressa no seu VII Plano Diocesano de Pastoral (2015) e no objetivo geral das diretrizes da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023: “evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude” (CNBB, Doc. 109, p. 13).

Pe. Kleber F. Danelon
Mestre em Liturgia pela PUSC, em Roma,