“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34)

Publicado em 10 de março de 2020 - 16:21:02

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), no período da Quaresma. A primeira CF, em âmbito nacional, aconteceu em 1964 com o tema: “Igreja em Renovação” e com o lema: “Lembre-se: Você também é Igreja”.

Temas e lemas são escolhidos por meio de ampla consulta às dioceses, tendo em vista a caminhada da Igreja, a sua vocação e a sua missão no mundo.

Para 2020, o tema escolhido foi “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

A CF 2020 nos convida a refletir sobre a vida, um dom divino, mas que exige de nós um compromisso de protegê-la das inúmeras formas de ameaça e violência. As palavras de Jesus “Eu vim para tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10) nos levam a ter as atitudes do bom samaritano “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34) para com todos os irmãos, caídos à beira do caminho.

Jesus é o verdadeiro bom samaritano da humanidade. Onde a vida está sendo ameaçada, ele se aproxima para restituir a dignidade que recebemos ao sermos criados: “à sua imagem Deus os criou. Homem e mulher os criou.” (Gn 1, 2).

A CF 2020 também nos convida a olhar para toda a criação, recordando a responsabilidade de cuidar também de todas as criaturas, contribuindo para uma ecologia integral. É um grande desafio dos tempos modernos.

“Não temamos se nos sentirmos pequenos diante dos problemas. Lembremo-nos de Santa Dulce dos Pobres, mulher frágil no corpo, mas fortaleza peregrinante pelas terras de São Salvador (BA). Dulce, presença inquestionável do amor de Deus pelos pobres e sofredores. Dulce, incansável peregrina da caridade e da fraternidade. Dulce, testemunho irrefutável de que a vida é dom e compromisso. Dulce que via, se compadecia e cuidava. Dulce que intercede por nós no céu.” (Texto Base)

Estamos na 57ª edição da Campanha da Fraternidade e a cada ano aumenta a nossa consciência de cristãos católicos, “discípulos e missionários de Cristo, Caminho, Verdade e Vida” (D.Ap. 1), de que a CF é um meio concreto e privilegiado de vivência da espiritualidade quaresmal que tem como pilares a oração, a esmola e o jejum.

Diácono Edgard Oliveira Batista
Animador Diocesano da Campanha da Fraternidade