A árvore de Natal e o presépio da Praça de São Pedro no Vaticano

Publicado em 18 de dezembro de 2019 - 17:42:03

Já se tornou tradição anual, no Vaticano, a montagem do presépio e da árvore de Natal na Praça de São Pedro. É uma doação ao papa e aos peregrinos que visitam o Vaticano, nessa época, provinda dos fiéis e governos locais de regiões da Itália e outras nações. Os materiais utilizados para a confecção dos mesmos são geralmente da região dos doadores, trazem aspectos da cultura local e retratam diversas realidades enfrentadas por setores da população e que são associadas, naquele ano, ao mistério do Natal.

No ano de 2016, as bolas da árvore de natal foram confeccionadas por crianças em tratamento de câncer, nos vários hospitais de Roma. O presépio foi uma doação da arquidiocese do governo da cidade de Malta. Os personagens traziam roupas e instrumentos musicais típicos da região e chamavam a atenção para o drama dos imigrantes. Ainda, naquele ano, algumas regiões do centro da Itália foram atingidas por um terremoto de considerada proporção e, por isso, durante a Missa do Galo, um guarda e um bombeiro levaram o Menino Jesus e o depositaram no presépio, representando todos os que estiveram envolvidos na assistência às vitimas do terremoto.

Em 2017, a árvore de Natal de 28 metros de altura foi doada pela Polônia. Os 20 personagens do presépio de 80 m2 foram confeccionados por monges da região de Nápoles e retratavam as “obras de misericórdia corporais” como o cuidado com os doentes ou o ato de alimentar quem tem fome. As bolas da árvore de natal foram feitas por crianças do “Projeto Contessa LenenThun”, uma iniciativa que dá assistência às crianças que sofrem com algum tipo de doença. As crianças do projeto foram recebidas em audiência pelo papa e estavam muito contentes, não só por observarem seus trabalhos expostos na Praça de São Pedro, mas, principalmente, por terem sido acolhidas com muito carinho pelo papa Francisco.

Já em 2018, foi a região Friuli-Venezia-Giulia e a Diocese Corcordia-Pordenone, que forneceram a árvore de Natal. O “Presépio de Areia” foi uma doação conjunta entre a cidade de Jesolo e o patriarcado de Veneza. Construído com 1.300 m3 de areia, provindas das praias da Veneza e pesando cerca de 700 toneladas, retratava a tradição das “Esculturas em Areia” das Dolomitas. Na audiência que teve com os doadores do presépio, o papa Francisco lembrou que a areia “é um material pobre, remete à simplicidade, pequenez e fragilidade com que Deus se mostrou, através do nascimento de Jesus. Poderia até parecer que esta pequenez estivesse em contradição com a divindade, mas, ao invés disso é preciso lembrar que a pequenez é sinal de liberdade”.

Neste ano, a árvore de Natal foi um presente da região do “Vêneto” e provém dos bosques da província de Vicenza. É uma região importante, de grande significado histórico e afetivo para muitos de nós brasileiros, pois a maioria dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil, no século XIX, os nossos “nonos e nonas”, eram dessa região.

O papa Francisco incentiva a montagem de presépios e árvores de natal em igrejas, casas e lugares públicos. Segundo ele, são “símbolos que comunicam esperança e amor, ajudando a criar o clima natalino e estimular a fé no mistério do nascimento do Redentor, que veio à Terra com simplicidade e mansidão”.

Lembremos que, além de uma bela ornamentação, os presépios e árvores de natal estão ligados à esperança própria do tempo presente. É a nossa vida e história que passam a ser iluminadas pela vinda de Cristo, que escolheu nascer entre nós. Um Feliz e Santo Natal a todos!

Pe. Paulo Sérgio Carlos
paulocchristi05@gmail.com