Mês Missionário Extraordinário

Publicado em 13 de novembro de 2019 - 14:53:11

No mês de outubro de 2019 celebrou-se o “Mês Missionário Extraordinário” (MME) convocado pelo Papa Francisco para comemorar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV, nutrir o ardor da atividade evangelizadora da Igreja ad gentes, despertar a consciência da missão ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral.

Muitas Paróquias da Diocese de Piracicaba celebraram o “Mês Missionário Extraordinário” com várias iniciativas para dinamizar a ação missionária e pastoral; destacam-se a realização de encontros missionários nos setores paroquiais, a Vigília Missionária, a Coleta da Campanha Missionária 2019, a oração do “Terço Missionário” pelas famílias nas casas e, na igreja, pelas pastorais e o movimento do “Terço dos Homens”, a saída missionária a todo o território paroquial, resultando o encaminhamento de situações particulares à Pastoral Familiar, Catequese e Vicentinos, a Hora Santa Eucarística e a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a visita aos doentes, o envio de novos(as) missionários(as) para visita nas casas e anúncio querigmático, encontros de formação em nível regional, paroquial e setorial, o mutirão de visitas em todos os setores paroquiais, a partilha de testemunhos missionários durante as missas e a panfletagem nas casas.

Uma pequena quantidade de famílias não foi alcançada durante as visitas. A motivação missionária contagiou a muitos. As visitas missionárias fizeram com que os(as) missionários(as) encontrassem muita gente afastada da vida da Igreja e que foi convida a voltar para as missas da comunidade, o terço, os encontros de “casas abertas”, os movimentos, as pastorais, etc.

O “Mês Missionário Extraordinário”, que teve como tema “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, recordou-nos o insistente convite do Papa Francisco para sermos uma “Igreja em Saída”, que vai ao encontro de todos, especialmente dos mais pobres e esquecidos. Estas iniciativas missionárias fazem-nos compreender ainda mais nossa vocação e missão de discípulos missionários de Jesus Cristo: a tarefa da Igreja é Evangelizar (EN 14).

Pe. Kleber Fernandes Danelon
Coordenador Diocesano de Pastoral