Outubro, mês missionário extraordinário - Batizados e enviados!

Publicado em 17 de outubro de 2019 - 16:24:54

A pedido do Papa Francisco, a Igreja em toda a sua unidade viverá um tempo extraordinário de missionariedade, neste mês de outubro. Um momento que, com o auxílio do Espírito Santo, encontrará pessoas dispostas a temperar, com fé renovada, o dia a dia das paróquias, das pastorais e das famílias.

Incentivados pelas palavras do Papa Francisco, em sua carta direcionada ao mês missionário extraordinário, “A Igreja está em missão no mundo: a fé em Jesus Cristo dá-nos a justa dimensão de todas as coisas (…) Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada batizada e batizado é uma missão. Quem ama, põe-se em movimento.... Assim a missio ad gentes, sempre necessária na Igreja, contribui de maneira fundamental para o processo permanente de conversão de todos os cristãos”, somos convidados a assumir o compromisso de evangelização que aponta o horizonte da missão em todos os campos.

Isso me faz recordar, quando a fé em Jesus Cristo me conduziu às terras de Moçambique, país que faz parte do extenso continente africano. Tempo de esforços, partilha, evangelização e inculturação, num bairro de periferia, Bagamoyo, próximo do centro da cidade de Maputo. Nas proximidades da Igreja, na rua principal do bairro, três escolas, um posto de saúde e um corredor humano circulando, formado por centenas, milhares de crianças, jovens, mulheres, homens, anciãos que se deslocam para jornada da vida. Na casa paroquial, o poço de água faz com que crianças e mulheres percorram o caminho de casa à Igreja, em busca de água e de pão do espírito. Algo de muito precioso alimenta a vida deste povo: a esperança em construir um novo Moçambique, onde não haja fome, todos tenham oportunidades e possam desfrutar, com a força do trabalho, da riqueza da terra. Uma característica forte deste povo!

Senti nos três anos de missão que o Senhor realiza prodígios com quem sabe ser necessitado e está disposto a abrir-lhe o coração. Alguns brados trago comigo do trabalho como missionário: ambiente simples, gente com garra, o recurso da fé, o pão do espírito e da confiança que edificam objetivos, e, principalmente, as propostas de uma vida inteira escrita com a força do evangelho.

Um grande ensinamento da missão é viver não escolhendo o que fazer, mas viver abraçando o que a Providência Divina oferece e, assim, viver a perfeita alegria dessa missão. Aprendi a aprender com quem muito pouco tinha, consolar com a esperança que anima e embeleza a alma. Há lições de vida que só vamos entender com base nos solavancos e tropeços. A vida é muito melhor, quando você não deixa o drama derrubá-lo. Neste Mês Missionário Extraordinário, o grande desafio é fazer uma pessoa comum tornar-se extraordinária, seja pela fé, pelo reino de Deus, amor a Nosso Senhor Jesus Cristo ou pela Igreja. O grande desafio está aberto a todos: missão no seu bairro, sua casa, sua paróquia, sua cidade, seu coração. “Uma missão... Quem ama, põe-se em movimento”.

Pe. Wanderley Calça, PODP
Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Rio Claro