A atividade de Jesus em Jerusalém

Publicado em 17 de outubro de 2019 - 15:29:47

Amados irmãos em Cristo! Continuamos nossa reflexão mensal do Evangelho de São Lucas. Neste artigo, refletiremos a chegada e a atividade de Jesus na Cidade Santa de Jerusalém. Bem sabemos que, desde o capítulo nono (cf. Lc 9,51), Jesus toma a decisão de ir para a capital e faz com os apóstolos e discípulos um caminho de aprofundamento de vida e de fé, para que todos tenham consciência da missão que aceitaram, em vista da edificação do Reino de Deus. Deste modo, Jerusalém é o local, por excelência, da plena manifestação deste propósito do Pai, aceito por Jesus e pelos seus seguidores.

O Reino passa por uma adesão de fé, pelo desejo de salvação e é dirigido a todas as pessoas. Por isso, depois de ir de cidade em cidade, anunciando a Boa Nova, Jesus chega à Cidade Santa. Entra pelo Monte das Oliveiras, entrada costumeira daqueles que vêm de Jericó, passando pelos povoados de Betânia e Betfagé. Jesus cumpre as profecias de Zacarias que dizem: “Naquele dia seus pés estarão pisando o monte das Oliveiras, que fica diante de Jerusalém, do lado do nascente” (Zc 14,4); e também: “Dança de alegria, filha de Sião, dá vivas, filha de Jerusalém, pois agora o teu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento, num burrico, filhote de jumenta” (Zc 9,9). Esta passagem é marcada por grande alegria por parte do povo que acolhe Jesus com ramos de oliveira.

Jesus, ao avistar a cidade, chora: “Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: ‘Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, está escondido aos teus olhos! Dias virão em que os inimigos farão trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados. Esmagarão a ti a teus filhos, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste o tempo em que foste visitada” (Lc 19,41-44).

Entra na cidade e se dirige ao Templo, coração pulsante do judaísmo. Ali realiza seu último apelo ao povo para a conversão; realiza duras críticas aos grandes da religião judaica: aos chefes do Templo, aos fariseus (peritos da Lei) e aos anciãos. “Jesus passava os dias no Templo ensinando; saindo dali, pernoitava no monte chamado das Oliveiras. E de madrugada, o povo todo já se dirigia ao templo para ouvi-lo” (Lc 21,38).

Lucas, segundo o exegeta Rinaldo Fabris, estrutura a presença de Jesus em Jerusalém na seguinte ordem:
1º) Episódios e palavras de introdução: entrada, lamentação sobre Jerusalém e tomada de posse do Templo (Lc 19,29-48);
2º) Discurso de controvérsia no Templo de Jerusalém: a autoridade de Jesus (Lc 20,1-8), a parábola dos agricultores rebeldes (Lc 20,9-19), o tributo a César (Lc 20,20-26) e a ressurreição dos mortos (Lc 20,27-40);
3º) Ensinamentos no Templo: o Messias, filho de Davi e Senhor (Lc 20,41-44), contra os escribas arrivistas (Lc 20,45-47) e o elogio à viúva generosa (Lc 21,1-4);
4º) Discurso sobre o fim (Lc 21,5-38).

Toda ação de Jesus ao longo do Evangelho de Lucas é para apresentar Jesus como o Salvador Universal e Sua presença, em Jerusalém, manifesta a ação do Pai em querer salvar a todos. Portanto, meus queridos irmãos, no hoje da nossa história, Deus conta conosco para que, também nós, assumindo nosso compromisso de cristãos, sejamos sinal de esperança e de salvação a todos, mesmo que, para isso, passemos também pela cruz, como nosso Mestre passou. Que o mês das Missões desperte em nós este bonito propósito!

Pe. Willian Bento
Pároco da Pároquia Menino Jesus de Praga - Piracicaba