“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Artigos

Uma grande luz resplandeceu

Publicado em 23 de setembro de 2019 - 17:27:42

O povo viu uma grande luz que resplandeceu, e que fez crescer a alegria e aumentou a felicidade; todos se regozijaram na sua presença (cf. Is9,1-2). Assim celebramos o nosso jubileu de brilhante, 75 anos de vida e missão da Diocese de Piracicaba, com a presença de Dom Giovanni d’ Aniello, Núncio Apostólico no Brasil.

De tudo o que se fez e celebrou, não se pode esquecer da Luz. Deus presente no meio de nós, o único que não muda, porque é eterno. Mas, ao clarão da Sua luz, tudo se modifica e transforma. Nesta Luz, tudo o que somos se fez.

Desde a comissão diocesana, constituída para preparar o jubileu, em cada atividade realizada, agradecemos tudo o que se celebrou e vivenciamos e a todos que se envolveram, pois vimos uma Igreja Diocesana viva, ministerial e missionária. Em cada jubileu já celebrado: 25, 50, 60 e, agora, 75 anos, nós mudamos, mas a Luz divina continua imutável, resplandecendo sobre nós. Esta é a graça maior!

Nascidos à Luz de Cristo, dentro de um contexto de Congresso Eucarístico, a diocese cresceu na liberdade de seus Bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas e grande porção do povo de Deus, leigos e leigas que, na liberdade de suas escolhas, abriram espaço, para que Deus exercitasse em cada um a sua liberdade divina. Foi no encontro dessas duas liberdades, humana e divina, que Deus fez história em nós. Acertos e erros, frustrações e vitórias alcançamos, ao longo do tempo que passou. E, com o tempo, também passaram tantos a quem somos agradecidos e lá do céu fazem comunhão conosco. As suas escolhas fizeram de nós o que somos hoje.

Já fomos prata, ouro, diamante. Agora, somos brilhante, uma joia rara de inestimável valor. É claro que temos a nossa parte de contribuição, formando a unidade deste Corpo Místico que é a nossa Igreja Diocesana. Mas foi a Luz divina que, incidindo sobre nós, fez brilhar a sua glória. Nenhuma joia, por mais rara e valiosa que seja, pode brilhar, se não lhe vier a Luz do Alto.

Todo brilho que se viu foi apenas reflexo da Luz divina em nós. As sombras que vimos e sentimos, ao longo desses anos, não surgiram, porque Deus se esqueceu de nós, mas porque nós, humanos demais, Igreja Santa e pecadora, fizemos sombra à sua Luz. Deus respeitou também os “nãos” que dissemos a Ele, ao longo de nossas escolhas. Que bom e quanta alegria ter passado por tudo! A emeritude chega a todos, mas Deus permanece e Sua Luz vai dissipando as sombras que ainda teimam em permanecer em nós.

Diocese de Piracicaba, povo santo de Deus, daqui a 25 anos um novo centenário virá. E aos que Deus conceder a graça de poder celebrá-lo, como Igreja Diocesana, também poderão dizer, como o profeta: “ Grande será o seu reino, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.” (Cf. Is 9,6) Gratidão por ser, com vocês,’’ Igreja de Jesus Cristo!

Dom Fernando Mason
Bispo Diocesano de Piracicaba 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções