Vida consagrada - vida de irmãos

Publicado em 11 de agosto de 2015 - 17:26:53

A vida consagrada faz de Deus e de seu amor pela humanidade a referência maior de sua busca. Ela quer ser sinal daquela realidade escatológica, na qual Deus será tudo em todas as coisas.

O amor de Deus e dos homens atraiu ao longo da história homens e mulheres - e continua atraindo ainda hoje - que abandonaram tudo e acolheram o desafio da consagração. Essa consagração é assumida como caminho de vida para se lançar mais radicalmente no serviço à humanidade.

Pode-se dizer que as diversas expressões de consagração, presentes em distintas tradições religiosas, expressam o desejo profundo do ser humano de todos os tempos de cooperar na busca de indicações para questões fundamentais da existência humana: o que é o ser humano, qual o sentido e fim de nossa vida, o que é o bem e que é o pecado, qual a origem dos sofrimentos e qual sua finalidade, qual o caminho para obter a verdadeira felicidade, o que é a morte, o julgamento e retribuição após a morte e, finalmente, o que é aquele supremo e inefável mistério que envolve nossa existência, donde nos originamos e para o qual caminhamos? Todas essas questões estão presentes como maior ou menor vigor em distintas tradições religiosas.

Os consagrados são pessoas que sentem mais intensamente as realidades divinas e se sentem impelidas a cultivar uma maior abertura também para as demais pessoas. Na história brasileira e gaúcha é possível identificar uma miríade de pessoas consagradas que marcaram e marcam vigorosamente a vida do povo brasileiro. Quanto bem realizado; quanta dedicação e espírito de serviço; quanta paixão pelo ser humano; quanta dedicação em favor da promoção da vida; quanto amor! A história do Brasil e do Rio Grande do Sul ainda haverá de ser escrita a partir do ocular da vida consagrada.

O Papa Francisco quis que o ano de 2015 fosse dedicado à reflexão, ao estudo, à promoção e à exposição dessa forma peculiar de vida. Os consagrados, segundo o Santo Padre, possuem não apenas uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a ser construída. Por isso, ele os convida calorosamente a olhar para o futuro, pois o próprio Espírito para lá os projeta, a fim de realizar com eles coisas ainda maiores!

Este ano, dedicado à vida consagrada representa uma oportunidade para que todos os que creem no Cristo tomem consciência do dom que é a presença de tantas consagradas e de tantos consagrados, herdeiros de grandes santos que fizeram a história do cristianismo em nossa sociedade. Sem esse sinal concreto, dizia Paulo VI, a caridade que anima a Igreja inteira correria o risco de se resfriar, o paradoxo salvífico do Evangelho, de se atenuar, o "sal" da fé, de se diluir num mundo em fase de secularização.

A secularização acelerada desafia a todos os cristãos, e em especial os consagrados, a resgatar a centralidade de Cristo e da palavra de Deus na vida do cotidiano. Tal observação pode soar como uma provocação; provocação aos homens e mulheres de boa vontade a se lançarem num itinerário, a reconduzi-los à fonte de toda a vida radicada em Jesus Cristo: caminho, verdade e vida.

Os consagrados são profetas de um modo particular de vida, fundamentado no Evangelho; são arautos da sempre necessária vigilância, ou seja, do cuidado para com o próprio íntimo, o próprio coração; são promotores da vida em comum, pois recordam a dignidade e a necessidade da comunidade; promovem a escuta das necessidades, dos desejos, das desilusões, da esperança de tantos; provocam, especialmente, os discípulos de Jesus Cristo, a saírem, a buscarem novos caminhos para anunciar a boa nova de salvação trazida pelo Homem de Nazaré, capaz de fazer novas todas as coisas; demonstram ser possível a convivência entre jovens e idosos, entre observância e profecia, entre irmãos e irmãs; testemunham o amor de Deus presente no mundo!