“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Artigos

Ide sem medo para servir

Publicado em 10 de julho de 2015 - 14:33:02

Com este lema empolgante e com o tema "O missionário presbítero para uma Igreja em saída" as Pontifícias Obras Missionárias promoverão em Belo Horizonte, o Segundo Congresso Missionário. Nacional de Seminaristas nos dias 09 a de 12 de julho. O evento realizado na PUC de Minas, com 300 participantes, entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, Bispos e convidados terá como objetivo: animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.

Vê-se claramente a inspiração do Papa Francisco e a foco do Documento de Aparecida no sentido de evidenciar a natureza missionária no ministério presbiteral numa Igreja em saída, quebrando os bloqueios e amarras de uma Igreja auto referenciada preocupada em conservar suas estruturas. É necessário motivar os futuros padres alimentando neles uma consciência e mística missionária para a evangelização em todos os âmbitos, assumindo com entusiasmo os diversos projetos de missão.

Abrir os seminaristas a experiência de partilha, para ajudar outras dioceses e pensar nas Igrejas Irmãs carentes de recursos e ministros. Para tanto a nível organizativo se sugere a articulação dos COMISES (Conselhos Missionários de Seminaristas) e a promoção e incentivo de FORMISES (eventos de formação missionária) nos diversos graus do itinerário formativo. Entre os conferencistas que darão seu importante contributo neste Congresso estão: o cardeal Dom Cláudio Hummes, presidente da Comissão para Amazônia, Dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão Missionária da CNBB, e Marilza Schiuna, presidente do Conselho Nacional do Laicato.

O evento se encerrará com uma peregrinação ao Santuário Nacional Nossa Senhora da Piedade a 48 km de Belo Horizonte com a celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Certamente serão muitos os frutos deste Congresso firmando a formação de presbíteros servidores, pastores e missionários voltados sem medo para as periferias geográficas e existenciais da humanidade. Deus seja louvado!

 

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções