Samaritano

Publicado em 7 de julho de 2016 - 10:28:01

Um mestre da lei quis colocar Jesus à prova, perguntando sobre o que fazer para se alcançar a vida eterna. Jesus lembrou-lhe a respeito do “dever de casa” a se realizar na vida terrena. É preciso mostrar a Deus que se ama o próximo na prática de lhe fazer o bem, sendo solidário com os mais fragilizados. A parábola do bom samaritano foi a resposta clara e objetiva do Senhor (Cf. Lucas 10,25-37). Somente com a compaixão, a misericórdia, o amor desinteressado e a justiça é que se conquista a vida eterna. Quem só pensa em si, não sendo ético, colaborador com o bem do semelhante e da sociedade, não adianta falar que crê em Deus. Ele vai nos avaliar e premiar se, na vida presente, colocarmos em prática o mandamento do amor. Por causa de Deus se ama o semelhante, a ponto de se imitar o próprio Filho de Deus, na doação de si para o bem de todos. Somos instados a colocar em prática os dons recebidos de Deus para servirmos a comunidade.

Na mentalidade e prática consumista, hedonista e materialista há a tentação da busca desenfreada e idólatra de se colocar o valor máximo na busca de vantagens e bem estar a todo custo, passando-se por cima dos valores da vida e da dignidade humana. Isto se dá no olvidar-se ou não se considerar a presença e a importância do respeito aos valores do Criador inoculados na natureza humana, criada à sua imagem e semelhança. As verdades reveladas explicitam de modo claro o projeto divino para a convivência humana harmoniosa com a natureza e o semelhante. Quem não forja o próprio caráter com valores sobrenaturais, mesmo na aparência de bondade, lesa o semelhante por não levar em consideração a fé comprometida com a convivência promotora de honestidade, da verdade e da espiritualidade, respeitando-se a presença divina no humano.

A atitude de “bom samaritano” leva a pessoa a se formar, idealmente desde o berço, para conviver assumindo os valores da ética e do altruísmo para colaborar com o bem comum. Ao contrário, vamos ter muitos cidadãos anti-cidadania, sumamente egoístas, sem respeito ao próximo e até lesando-o. Não adianta à real cidadania, estudos de alto nível, se não se forjar o caráter para a pessoa marcar presença na família, na profissão e na convivência social, de modo a se engrandecer por ser quem é reto moralmente. Assim, colabora com sua ação e posição social para ajudar o barco da vida de todos se equilibrar bem e salvar a todos. Mesmo o acúmulo de riquezas, sem hipoteca ou compromisso de ajuda à sociedade, mostra o caráter das pessoas.

Moisés, o encarregado por Deus para libertar o povo judeu da escravidão do Egito, comunica ao mesmo povo as palavras divinas: “Ouve a voz do Senhor teu Deus e observa todos os seus mandamentos... Converte-te para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma” (Deuteronômio 30, 10). Se todos, de fato, seguissem o projeto divino, teríamos uma sociedade mais justa, solidária e ética. Mesmo quem não tem o dom da fé religiosa, seguindo em consciência o bem natural, praticando convictamente a ética natural, pode realizar um convivo de intensa colaboração com o bem comum. Todos temos consciência da necessidade de sermos bons samaritanos. Se colocarmos em prática a realização de um projeto de convivência pacífica e de ajuda à inclusão social e fraterna para quem é deixado de lado, poderemos caminhar com a mente tranquila. A atitude de benfeitor é apreciada perante a sociedade e, que dirá, diante de Deus!

Quem dá de si com alegria pelo bem do semelhante, também recebe largamente em resultado de grandeza moral.

Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros (MG)