“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Artigos

A misericórdia de Deus

Publicado em 31 de março de 2016 - 14:25:25

Celebramos, há poucos dias, o tríduo pascal e a Festa da Páscoa. Penso que cada um de nós teve a oportunidade de sentir a misericórdia de Deus, ao participar das celebrações da paixão morte e ressurreição do Senhor Jesus, nas comunidades com os irmãos. Mas o meu pensamento também é dirigido àqueles que, impossibilitados de participarem nas comunidades, pelas distâncias, por estarem enfermos, ou acompanhando os enfermos, viveram toda a riqueza do amor, da ternura e da misericórdia de Deus, manifestada no sofrimento e na glória de seu Filho Jesus, no silêncio, longe dos olhos de todos, mas perto do coração de Deus, pelos gestos de amor e caridade manifestados no cuidado dos que padecem.

A misericórdia de Deus possui um poder que ultrapassa a compreensão do ser humano, porque ele conhece o que está até no mais profundo do nosso coração. Por isso, pode perdoar aquilo que, do ponto de vista e na compreensão humana, nós jamais seríamos capazes de fazê-lo. Na morte e ressurreição de Jesus Cristo, Deus torna evidente este amor que chega ao ponto de destruir o pecado dos homens. Por sua vez, o ser humano precisa deixar-se reconciliar com Deus para poder sentir a graça da sua misericórdia.

“Misericordiosos como o Pai” é, o lema do Ano Santo, do Jubileu da Misericórdia. O título é um chamado para que cada um de nós possa deixar-se tocar e se reconciliar com Deus e com os irmãos pela misericórdia do Pai. Muitas vezes, levamos no coração feridas que o tempo não cura, mas as alarga ainda mais. Sermos misericordiosos como o Pai, é um convite a estarmos próximos dos irmãos, não para fazermos sangrar suas feridas, mas ajudá-los fazê-las cicatrizar, com o bálsamo do amor e da misericórdia.

Essa misericórdia de Deus é como um fogo que queima e purifica tudo o que toca. Ela tem o poder de fazer renascer para a graça aquele que estava morto no pecado. Como cristãos, devemos tornar visível a misericórdia de Deus nas nossas famílias, nas comunidades e na sociedade, como nos recorda o Papa Francisco: “Hoje há tanta necessidade de misericórdia, e é importante que os fiéis leigos a vivam e a levem para os diversos ambientes sociais... Nós estamos vivendo num tempo de misericórdia, este é o tempo da misericórdia”.

Dom José Gislon
Bispo de Erexim (RS) 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções