Notícias da Diocese

Paróquias da Diocese realizam Coleta Missionária nas missas deste final de semana, dias 17 e 18 de outubro

Publicado em 16 de outubro de 2020 - 16:30:07

Com o tema “A vida é missão” e o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8), as Pontifícias Obras Missionárias (POM) promovem no mês de outubro a Campanha Missionária, que este ano reforça que ser discípulo missionário está além de cumprir tarefas e fazer coisas. Nós cristãos somos convidados a defender e cuidar da vida em todas as suas dimensões. Esse também deve ser o compromisso de todos os missionários e missionárias, pois a vida é missão.

Nos dias 17 e 18 de outubro, acontece a coleta do Dia Mundial das Missões, em todas as arquidioceses, dioceses e prelazias do Brasil. As ofertas devem ser enviadas às Pontifícias Obras Missionárias (POM), responsável por repassá-las ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar projetos em todo o mundo.

Este ano, devido à pandemia da Covid-19, na Diocese de Piracicaba as coletas serão direcionadas da seguinte forma: 50% à Cúria diocesana e 50% permanecerá nas comunidades paroquiais.

Veja alguns depoimentos do trabalho de leigos da Diocese:

Meu nome é Artidonio Rodrigues da Silva, sou coordenador do COMIPA (Comissão Missionária Paroquial), sou Leigo Missionário Xaveriano e faço parte do GAMI (Grupo apaixonado pela missão) da Paróquia Imaculado Coração de Maria em Piracicaba-SP
“Como leigo xaveriano procuramos rezar, aprofundar e agir com o mundo na mão, tendo sempre como desafio aqueles que ainda não conhecem o Evangelho e vivem num mundo subhumano. Como membro do COMIPA, procuramos ajudar a nossa paróquia a ser uma Igreja em “Saída Missionária”, como nos pede o Papa Francisco”.

Celso Elias Machado
Paróquia São Francisco Xavier
Ministro extraordinário da sagrada comunhão, Ministro da palavra, um dos coordenadores do grupo de evangelizadores de missão e coordenador de pastoral da paróquia São Francisco Xavier em Piracicaba-SP.
“Todos nós batizados temos o compromisso de ser um anunciador do Evangelho; a cada dia se faz mais urgente sair do nosso comodismo e aceitar este apelo tão necessário, de levar a Igreja até as casas das pessoas. São muitos os que se afastaram da Igreja e de Jesus Cristo devido a muitas circunstâncias e que precisam de um incentivo para voltar”.

Marli A.Gatti Callegaro
Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Capivari-SP
É catequista da Crisma de adultos na Missão Permanente e coordenadora do Ministério de Evangelização.
“Em nossa paróquia há o Plano de Missão Permanente, e a vivência comunitária se deu através do uso de aplicativos na internet que facilitam a comunicação. Semanalmente realizamos os encontros. Quando iniciou o isolamento social devido à Covid-19 nos deparamos com a pergunta: como levar a Palavra de Deus até às pessoas durante a pandemia? Formei um grupo através do WhatsApp e assim formamos o grupo de famílias que já haviam recebido a visita missionária. É assim que temos feito encontros semanais refletindo a Palavra e testemunhando, mesmo impedidos de realizar a saída missionária conseguimos manter a participação das pessoas, mesmo que virtualmente. O apoio do pároco neste tempo foi importantíssimo”.

Me chamo Natália Lima, tenho 22 anos, moro em Santa Barbara d’Oeste-SP
Participo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, onde sou catequista. “Sempre observei meus Catequistas. Não existe nada melhor do que falar sobre a vida de Jesus e de como é importante mantê-lo sempre em nossas vidas. Se plantarmos pequenas sementes e as regarmos com dedicação e sabedoria, o amor de Jesus nunca morrerá. Nesse momento de pandemia está sendo crucial a dedicação em estar presente de uma forma diferente na vida das crianças, mantendo sempre o contato e passando atividades, para que esse momento de formação tão importante não fique para trás, e que fiquem ainda mais fortes”.

Rafael, de Santa Bárbara d’Oeste-SP, membro da Pastoral da Comunicação Diocesana
“Nesses tempos de pandemia foi possível perceber ainda mais o quão importante é o nosso trabalho junto aos meios de comunicação. Notamos claramente uma maior procura e atenção a isso, já que pra muitas pessoas os meios de comunicação eram as únicas fontes de informação e entretenimento, já que não poderiam sair de casa. Isso me mostrou o tamanho da responsabilidade e importância dessa nossa missão na comunicação, e me motiva a querer sempre aprimorar e fazer cada vez melhor esse maravilhoso trabalho”.

Leia na íntegra a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões