Notícias da Diocese

Há 25 anos um padre foi assassinado

Publicado em 28 de agosto de 2020 - 15:36:42

Hoje, dia 28 de agosto, a cidade de Rio das Pedras recorda os 25 anos da morte do padre Geraldo Moreira Cesar, aos 72 anos. Ele foi encontrado morto, estrangulado com a própria estola, paramento que carregava para um atendimento de “urgência”.

Padre Geraldo nasceu em Faria Lemos – MG, morou em Carangola, no mesmo estado, e veio estudar em Rio Claro, na Diocese de Piracicaba, no seminário menor dos Claretianos. Cursou Filosofia e Teologia em Curitiba-PR, e foi ordenado sacerdote em 20 de novembro de 1949. Já no início de seu ministério, em 1951, foi enviado ao Japão como missionário, permanecendo lá até 1959, quando retornou ao Brasil. Atuou em Goiás, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, e em nossa região atuou em Americana– SP, e Rio das Pedras, município pertencente à Diocese de Piracicaba, de 22 de fevereiro de 1986 a 28 de agosto de 1995.

Os relatos da época contam que o padre foi visto pela última vez às 21h30 de domingo, saindo da casa paroquial com um homem de cor branca, cabelos grisalhos e de bigode. A testemunha é um casal de namorados. Esse homem é o principal suspeito do crime. O homicídio abalou a cidade. Algumas lojas fecharam as portas e a prefeitura decretou ponto facultativo.

O padre sempre muito disponível a quaisquer necessidades do povo de Deus atendeu prontamente ao chamado, na noite de 27 de agosto de 1995, para atender uma pessoa. O suspeito e o padre saíram em direção à zona rural da cidade, para a Fazenda São José no Viegas. Eles estavam em um Fusca de propriedade da Matriz do Senhor Bom Jesus. O carro não foi localizado. Os documentos do veículo e do padre, além de um vidro de água-benta, foram achados no bolso do padre.

Entre as obras realizadas pelo padre Geraldo enquanto esteve em Rio das Pedras estão a revitalização da igreja Matriz, a construção da capela Nossa Senhora Aparecida, que hoje é uma paróquia da cidade, e a Capela Mãe Rainha, além de projetos sociais nos bairros da cidade. O padre atendia às necessidades dos mais pobres, e na capela São Francisco realizava diversas atividades com crianças carentes, assim como na capela São Judas. Enfim, foram anos de um ministério dedicado ao cuidado e pastoreio do seu povo.

Entre algumas curiosidades que o povo conta está o fato dele conviver com as famílias, participando de muitos eventos. Dedicado pastor de seu povo, missionário e criativo deixou um legado de recordações no coração do povo rio-pedrense.

Hoje, celebramos a memória dos 25 anos, de uma dor que feriu e marcou a cidade de Rio das Pedras, mas é bonito ver a dedicação do povo em manter viva a memória do saudoso padre Geraldo, assassinado brutalmente, exercendo seu ministério sacerdotal.

Contribuíram com este texto: Antonio Martins, Felisberto Taranto, Reinaldo Martim