Notícias da Diocese

Seis anos de falecimento de Dom Moacyr José Vitti

Publicado em 26 de junho de 2020 - 15:32:49

Nesta sexta-feira, 26 de junho, completam seis anos de falecimento de Dom Moacyr José Vitti, CSS. O piracicabano foi o quarto bispo da Diocese de Piracicaba. O religioso era arcebispo da Arquidiocese de Curitiba há 10 anos, quando faleceu em sua residência, na capital paranaense, vítima de infarto fulminante, aos 73 anos.

Dom Moacyr foi nomeado bispo de Piracicaba pelo Papa São João Paulo II, em 15 de maio de 2002 e sua posse canônica ocorreu no dia 5 de julho, em solene celebração na Igreja Matriz São Judas Tadeu, em Piracicaba. Ele foi o sucessor de Dom Eduardo Koaik (in memorian).

Depois foi nomeado arcebispo também por São João Paulo II em 19 de maio de 2004 e tomou posse canônica em 18 de junho do mesmo ano, na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba.

HISTÓRIA - Tendo como lema episcopal “Um só coração”, Dom Moacyr iniciou seu governo à frente da diocese visitando todas as comunidades paroquiais. E deu início a um amplo processo de renovação das estruturas diocesanas, ouvindo o clero, os religiosos e os leigos. Criou novos organismos, como a Comissão de Ordens e Ministérios, a Comissão Teológico-pastoral, a Comissão Mista dos Diáconos e Presbíteros e outros. Implantou a Pastoral dos Migrantes na diocese e definiu uma nova organização pastoral.

Criou duas paróquias e uma quase-paróquia e o Centro Vocacional “Maria, mãe das vocações”. Ordenou dois sacerdotes diocesanos e três sacerdotes religiosos. Em 6 de março de 2004, presidiu a 10ª Assembleia Diocesana de Planejamento e, no dia 11 de junho, celebrou os 60 anos da diocese.

Nomeado Arcebispo de Curitiba em 19 de maio de 2004, Dom Moacyr continuou à frente da Diocese de Piracicaba como Administrador Apostólico até o dia 18 de junho, quando tomou posse na capital paranaense.