Notícias da Diocese

Padre José Ailton celebra Jubileu de Prata de ordenação sacerdotal

Publicado em 19 de maio de 2020 - 11:15:05

No próximo dia 20 de maio, o padre José Ailton Figueiredo, pároco da Paróquia São Pedro, em Piracicaba, celebra 25 anos de Ordenação Presbiteral. Para celebrar a data, haverá missa às 19h (sem a presença de fiéis) transmitida pelo Youtube através do canal da TV Oração: www.youtube.com/TVOração.

Leia a seguir um pouco sobre padre José Ailton, em texto publicado na edição deste mês do jornal “Em Foco” (JORNAL EM FOCO MAIO/ 2020 - EDIÇÃO 141 - ANO XIV):

Atualmente é pároco da Paróquia São Pedro, em Piracicaba, onde exerce o ministério desde 3 de fevereiro de 2018. Também é membro do Conselho Diocesano de Pastoral; articulador da Comissão para Caridade, Justiça e Paz; assistente espiritual e membro associado da Pastoral do Serviço da Caridade - Pasca.

Natural de Cardoso (SP), mas criado no Rio de Janeiro, padre José Ailton está na Diocese de Piracicaba desde 2013. Incardinado na Diocese de Caraguatatuba (SP), o sacerdote iniciou sua experiência presbiteral em nossa diocese como administrador paroquial da Paróquia São João Batista (Ártemis), em Piracicaba, de 11 de fevereiro de 2013 até sua elevação à paróquia em 30 de março de 2014, quando se tornou seu primeiro pároco, exercendo seu ministério até dezembro de 2017. Na diocese também atuou como animador da Pastoral da Saúde.

HISTÓRIA - Padre José Ailton trabalhou desde cedo para ajudar a sustentar a família e aos 16 anos deixou a fé espírita, foi batizado, abraçando a fé católica. Iniciou sua caminhada vocacional no Seminário Franciscano em Minas Gerais. Porém, percebendo não ter vocação para a vida religiosa, pediu dispensa e ingressou no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro. Com o trabalho sempre voltado para a periferia da fé e do povo, foi a convite de Dom Pedro Casaldáliga (hoje Bispo Prelado Emérito de São Félix-MT), que exerceu seu ministério em São Félix do Araguaia (MT), atendendo assentamentos de sem terra, aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas.