Notícias da Diocese

Encíclica ‘LAUDATO SI’ completará cinco anos

Publicado em 27 de abril de 2020 - 15:02:20

No próximo dia 24 de maio comemoraremos os 5 anos de publicação da Laudato Si’, a encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da casa comum, que corresponde à natureza da qual fazemos parte. Esta encíclica tem grande importância porque, apesar de papas antecessores terem abordado de alguma forma as questões socioambientais, é a primeira vez que é publicada uma encíclica papal específica sobre o tema, de modo a inseri-lo dentre as preocupações prioritárias da Igreja na atualidade.

A Laudato Si’ é um documento que dialoga estreitamente com a realidade que vivemos hoje. Nesta encíclica, defende-se a importância da Igreja refletir e assumir o compromisso com uma Ecologia Integral, que inclua dimensões humanas e sociais, compreendendo que tudo está interligado, de modo que a natureza não é algo separado de nós.

O Papa Francisco explica que é incorreta a interpretação bíblica de que o ser humano tem o domínio absoluto sobre as outras criaturas. Ele nos ensina que os textos bíblicos, compreendidos em seus contextos, nos convidam a cuidar e proteger a natureza, da qual fazemos parte. Explica que o pecado também se manifesta na degradação ambiental, a qual afeta principalmente os mais pobres e é fruto de modelos de produção e consumo insustentáveis.

Nesse contexto, na Laudato Si’, adverte-se que a tecnologia e a economia atual não são capazes de solucionar, sozinhas, a crise ambiental e que o mercado, por si só, não garante o desenvolvimento humano nem a inclusão social. Por isso, propõe-se o engajamento de toda a sociedade na construção de um modelo circular de produção que não seja baseado na cultura do descarte (dos seres humanos e da natureza) nem no crescimento desmedido e descontrolado, mas na economia solidária, diversa e criativa, e no respeito à criação. Para isso, defende-se a importância de uma conversão ecológica individual e comunitária.

Nesse momento de pandemia da COVID-19 e de distanciamento social, é possível refletirmos, à luz da Laudato Si’, as seguintes questões: O que realmente é importante na nossa vida? Quanto vale a vida de uma pessoa? Temos usado o nosso tempo no que realmente importa? Como tem sido o nosso cuidado com a casa comum? Como estamos cuidando das pessoas mais frágeis da nossa sociedade (grupo de risco, comunidades pobres, indígenas e outros) para protegê-los das adversidades, como essa pandemia? Como colocar em prática propostas contidas na Laudato Si’ para evitarmos ou reduzirmos os impactos de pandemias como essa? Que mudanças no nosso modo de vida e na nossa estrutura socioeconômica são necessárias?...

A Laudato Si’ nesses 5 anos tem gerado inúmeros frutos. O Sínodo da Amazônia e o encontro “Economia de Francisco”, adiado para novembro, são exemplos deles. Além disso, essa encíclica tem incentivado a criação de inúmeros grupos na Igreja Católica que têm como foco de atuação as questões socioambientais, dentre eles o Núcleo Laudato Si’ da Diocese de Piracicaba, cujos membros escrevem essa carta.

Que Deus abençoe para que muitos outros frutos da Laudato Si’ multipliquem-se por todas as paróquias e grupos da nossa diocese. Que possamos nos converter e assim assumir nosso compromisso com a casa comum, modificando nossos hábitos cotidianos e nos organizando comunitariamente para promover grandes transformações em nossas paróquias e cidades, preocupando-nos com a água, o clima, a biodiversidade, a poluição, os resíduos, a desigualdade e tantas outras questões relacionadas à nossa casa comum.

O Papa Francisco nos convida a sair do nosso individualismo e ajudar a construir uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna.

“Nós Vos louvamos, Pai,
com todas as vossas criaturas,
que saíram da vossa mão poderosa.
São vossas e estão repletas da vossa presença e da vossa ternura.
Louvado sejais!
(...) Iluminai os donos do poder e do dinheiro
para que não caiam no pecado da indiferença,
amem o bem comum, promovam os fracos,
e cuidem deste mundo que habitamos.
Os pobres e a terra estão bradando:
Senhor, tomai-nos sob o vosso poder e a vossa luz,
para proteger cada vida,
para preparar um futuro melhor,
para que venha o vosso Reino
de justiça, paz, amor e beleza.
Louvado sejais!
Amém”

(Oração cristã com a criação – Laudato Si)

Equipe do Núcleo Diocesano de Ecologia “Laudato Si’”