Notícias da Diocese

Coronavírus: Paróquia Imaculada Conceição realiza ação solidária de amor ao próximo

Publicado em 3 de abril de 2020 - 15:46:33

Em tempos de COVID-19, a solidariedade deve ser a marca do católico. Nesse sentido, a Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba, está fornecendo alimento para as pessoas em situação de rua do entorno da Igreja Matriz. De acordo com o pároco, padre Paulo Roberto Saraiva de Brito, a ação acontecerá durante todo o mês de abril.

Seguindo o lema da CF 2020: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), os paroquianos se sensibilizaram nesse momento de pandemia, e se uniram para o fornecimento de marmitex para os guardadores de carro moradores de rua, com dificuldade em adquirir alimentos durante o necessário isolamento social, o fechamento temporário do comércio e a não realização das missas na Igreja Matriz.

Foi então que o pároco reuniu algumas pessoas da paróquia. O desafio era conseguir famílias que pudessem doar um ou dois marmitex para esse pequeno grupo de moradores de rua. “Estamos doando 16 ou 17 marmitex por dia. Alguns colaboraram com a compra das embalagens descartáveis, incluindo talheres. Houve doações também de alimentos e de recursos financeiros”, explica Padre Paulo.

VICENTINOS - A Região Pastoral Piracicaba 3 também está organizando uma ajuda aos vicentinos, tanto para a coleta como também para a entrega de alimentos. Padre Paulo, que também é coordenador da Região Pastoral Piracicaba 3, lembra que na Região P3 são 440 famílias cadastradas que já recebem mensalmente esses alimentos, sendo que 300 são atendidas pelos vicentinos e 140 pela Pastoral da Caridade.

Em consequência do coronavírus, a tendência é que mais famílias tenham necessidade de alimentos, por isso a meta é conseguir aumentar a arrecadação e distribuição. “Estamos nos organizando para isso: anunciando nas redes sociais, colocando caixa de coleta nos condomínios, entrando em contato com empresas”, ressalta padre Paulo. Ele convoca também as pessoas que não são do grupo de risco, agentes de pastoral e voluntários para ajudarem na entrega mensal das cestas básicas.

Além da Paróquia Imaculada Conceição, compõem a Região Piracicaba 3, as paróquias: Divino Pai Eterno, Maria Estrela da Evangelização, Nossa Senhora dos Prazeres, Sagrada Família, Sant’Ana, Santa Rosa de Lima, Santa Teresinha, São João Batista, São Lucas e São Pedro.

Se a sua comunidade realiza alguma ação solidária, neste período em especial, compartilhe conosco a sua história pelo e-mail comunicacao@diocesedepiracicaba.org.br