Notícias da Diocese

No Dia de Finados missas serão celebradas nos cemitérios das cidades que compõem a Diocese de Piracicaba

Publicado em 29 de outubro de 2019 - 15:06:00

No próximo dia 2 de novembro (sábado) é celebrado o Dia de Finados, data dedicada de modo especial à memória dos nossos irmãos falecidos. Como é de costume, no Dia de Finados são celebradas missas nos cemitérios de Piracicaba e dos demais campos-santos das cidades que compõem o território diocesano. Como ocorre anualmente, o bispo diocesano Dom Fernando Mason presidirá a celebração das 9h, no Cemitério Parque da Ressurreição, em Piracicaba.

Para a Igreja, o Dia de Finados é para celebrar a vida eterna das pessoas queridas que já foram ao encontro do Pai. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre. A Liturgia realça a ressurreição e a vida, tendo como referência a própria ressurreição de Cristo. Embora sintamos a morte de alguém, acreditamos na vida eterna. Por isso, Santo Agostinho nos recomenda: “Saudade sim, tristeza não”.

Como ocorre tradicionalmente todos os anos, os Vicentinos de Piracicaba realizarão a arrecadação de ofertas em dinheiro na porta dos três cemitérios da cidade no Dia de Finados. Os recursos serão revertidos para a compra de alimentos para as famílias assistidas pelas Conferências da cidade.

Em Piracicaba, a “Coleta de Finados” surgiu da iniciativa de Erotides de Campos e sua esposa Dona Tita. Eles foram os criadores do “Culto à Saudade”, que criou o costume dos Vicentinos, no Dia de Finados, irem à porta do cemitério, colhendo donativos para as famílias necessitadas. “Nosso objetivo maior é viver a espiritualidade baseada na experiência de São Vicente de Paulo, com ênfase especial na caridade concreta e prática, vivida na simplicidade e na humildade”, ressalta Oswaldo Antônio Novello, vicentino da Conferência Santa Inês, ligada ao Conselho Particular da Vila Rezende.

Acompanhe os horários das missas nos cemitérios de Piracicaba e das demais cidades que compõem a diocese:

Piracicaba:

- Cemitério Parque da Ressurreição:
Horários: 7h; 9h (Dom Fernando Mason); 11h, 13h e 16h

- Cemitério da Saudade:
Horários: 7h e 10h

- Cemitério Municipal da Vila Rezende:
Horários: 8h e 10h

Capivari:

Horários: 7h; 8h30 e 10h

Charqueada:

Ipeúna: