Notícias da Diocese

Primeira Assembleia Paroquial da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Santa Bárbara

Publicado em 27 de novembro de 2018 - 17:25:07

De 5 a 10 de novembro na Paróquia Senhor Bom Jesus de Santa Bárbara d’Oeste, ocorreu a 1ª Assembleia Paroquial. Foi um momento muito oportuno para celebrar o encerramento do Ano do Laicato: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”, com o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

Nesta assembleia foi refletido algumas propostas para organizarmos as atividades pastorais da paróquia. O tema proposto para assembleia foi: “Paróquia: Comunidade de irmãos na fé: Discípulos missionários a serviço do evangelho”. O lema: “Eram assíduos aos ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão, e na oração” (At 2, 42).

Participaram desse evento todos os Coordenadores das Pastorais, Movimentos, Associações e Serviços. O estudo se fundamentou sobre a identidade eclesial da paróquia Senhor Bom Jesus, isto é, como ser uma Igreja em saída inserida na realidade sociocultural em que vivemos. Foi também colocado em pauta a dimensão da Espiritualidade Paroquial.

Objetivo

A finalidade que se propôs esta Assembleia Paroquial, foi a de se reavaliar os encaminhamentos das ações pastorais da nossa comunidade diante do esforço evangelizador da Igreja no Brasil. Como Povo de Deus, queremos assumir as linhas da ação evangelizadora da Igreja em nossa comunidade paroquial e realizá-las através de um programa pastoral fundamentado nos documentos da Igreja, as orientações das Conferências do Episcopado Latino Americano e as Diretrizes evangelizadoras da Igreja no Brasil.

Os condicionamentos históricos e as necessidades eclesiais deste tempo presente, devem nos estimular a assumir todos os desafios que se referem a pastoral paroquial. Não podemos ficar estacionados à margem dos acontecimentos, devemos buscar com criatividade e valentia, motivações e meios de ação, para que as nossas atividades pastorais nos ajudem e nos estimulem a nos tornarmos mais participantes em nossa comunidade paroquial e comprometidos com a Igreja diocesana.

A paróquia é o berço de toda eclesialidade. Onde nasce a Igreja através do batismo, na dinâmica da vivência da Palavra de Deus e impulsionados pela força da eucaristia, a Igreja se desenvolve e cresce através da sua missionariedade.

Nesta Primeira Assembleia Paroquial, buscamos firmar nossos passos nos princípios evangélicos daqueles que nos precederam na vocação cristã e que tornou possível nos reunirmos em assembleia para darmos continuidade às aspirações e projetos daqueles que um dia colocaram a pedra fundamental da fé neste grande edifício espiritual que é a Paróquia Senhor Bom Jesus.

Fraternalmente,

Pe. Geraldo Luís Boletini