Notícias da Diocese

GAAP receberá Prêmio Madre Tereza de Calcutá de Direitos Humanos.

Publicado em 9 de dezembro de 2016 - 16:41:45

A Câmara de Vereadores concede, anualmente, por ocasião da data comemorativa da Declaração Universal de Direitos Humanos (10 de dezembro), o prêmio Madre Tereza de Calcutá de Direitos Humanos. Neste ano, a honraria será entregue ao Gaap (Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba “Doce Ação) pela Comissão de Direitos Humanos presidida pelo vereador Paulo Camolesi. O Gaap (Grupo de Apoio à Adoção de Piracicaba “Doce Ação) é UPS (Unidade Pastoral de Serviço) da Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade), da Diocese de Piracicaba. O evento acontece em 12 de dezembro, 19h, no anfiteatro do Centro Diocesano de Pastoral, que fica na Avenida Independência, 1146.

O prêmio, instituído pela Resolução nº 10 de 1998, é destinado à pessoa ou entidade que tenha se destacado nas ações da defesa e garantia dos Direitos Humanos. O objetivo é estimular o aumento da conscientização sobre esses direitos, fazendo com que a sociedade civil se organize como instrumento de defesa e garantia deles.

Criado em 2010 por um grupo de voluntários que envolvia profissionais técnicos da área como psicólogos e assistentes sociais, o GAAP acolhe e orienta pessoas que estão inscritas no Cadastro Nacional de Adoção, cidadãos que estão em processo de adoção ou já passaram por ele e necessitam de acompanhamento para lidarem com dificuldades neste procedimento.

O trabalho desenvolvido com os pretendentes à adoção é realizado em grupos de encontros mensais e ajuda essas pessoas a superarem o sofrimento e a angústia que passam enquanto esperam o processo. A própria legislação que rege a adoção (Lei nº 12.010/2009) estabelece que “a colocação da criança ou adolescente em família substituta será precedida de preparação gradativa e acompanhamento posterior, realizada pela equipe Inter profissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar”.

O GAAP realiza o trabalho de complementação ao curso obrigatório que os pretendentes realizam no Fórum. Nas reuniões, são trabalhados temas levantados pelos próprios participantes, onde emergem as vivências pessoais com a troca de experiências entre aqueles que já vivem a adoção.

Desde 2011, o GAAP atendeu aproximadamente 125 famílias. Atualmente, as reuniões contam com a participação de 30 famílias, em média. Em 2014, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) acolheu o projeto de capacitação “Acompanhamento de Filhos e Pais por Adoção” que só pode ser iniciado no segundo semestre de 2015 com orientação, acompanhamento e atendimento individual, acompanhamento familiar, sexualidade, paternidade, maternidade, entre outros.

“Existe um fluxo permanente entre o GAAP com a Vara da Infância e da Juventude de Piracicaba, a Família Acolhedora e os serviços de acolhimento da cidade. Isso tem demonstrado que a continuidade ao trabalho com os pais que já adotaram e seus filhos é fundamental, pois os objetivos específicos do projeto são o fortalecimento da relação pais e filhos para a construção de vínculos afetivos entre eles, inserção e adaptação da criança na dinâmica da família adotiva e orientação específica quando solicitada”, contou Antonio Oswaldo Storel, diretor da Pasca.

O grupo que realiza esse trabalho é chamado de “Pós Adoção” e já atendeu 17 famílias. Hoje, ele está com dez famílias e trabalha com os pais e com as crianças. Com trabalho voluntário, a equipe técnica é composta por seis pessoas (três assistentes sociais e três colaboradores), duas psicólogas e três estagiárias de Psicologia da Unimep.

Para a capacitação frequente de toda a equipe, o GAAP conta com a colaboração da professora do curso de Psicologia da Unimep, Karina Molla, que supervisiona as atividades. Representantes da equipe têm participado dos Encontros Nacionais de Apoio à Adoção que são realizam anualmente.

Fonte: mandatocoletivopiracicaba.blogspot.com.br