Notícias da Diocese

Domingo de Ramos abre a Semana Santa

Publicado em 26 de março de 2021 - 18:59:15

No período de 28 de março a 4 de abril, a Igreja celebra a Semana Santa, também chamada de Semana Maior, o momento mais importante da Liturgia Católica. Durante este período, todas as paróquias e a quase-paróquia que compõem a Diocese de Piracicaba realizam celebrações litúrgicas, tendo como ápice o Tríduo Pascal, que se inicia na Quinta-feira (Ceia do Senhor) e se encerra no Domingo de Páscoa.

Considerando as medidas do “Plano Emergencial” do Governo do Estado de São Paulo contra a Covid-19, que determina “proibição de realização de atividades coletivas (como missas e cultos), mas permissão de abertura dos templos, igrejas e similares para manifestação de fé individual”, e as orientações e decretos das autoridades de cada município da Diocese de Piracicaba no tocante à restrição de circulação de pessoas, permanecem válidas as orientações apresentadas em comunicado diocesano de 12 de março de 2021, pelo qual estão suspensas as celebrações comunitárias presenciais enquanto perdurar a “fase emergencial” do Plano São Paulo. As missas devem ser transmitidas pelas redes sociais e, na medida do possível, as igrejas paroquiais permanecerão abertas para o atendimento dos fiéis, a oração pessoal, o culto eucarístico e, em especial, a recepção da sagrada comunhão fora da missa.

A programação litúrgica da Semana Santa começa com a missa do Domingo de Ramos, celebrada no dia 28, quando se recorda a entrada triunfal de Jesus na cidade Santa de Jerusalém poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou, nos sacerdotes da época e mestres da Lei, inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condená-lo à morte. A liturgia dos ramos não é uma repetição apenas da cena evangélica, mas um sacramental da nossa fé, na vitória do Cristo na história, marcada por tantos conflitos e desigualdades.

Este ano, com a impossibilidade da participação dos fiéis presencialmente na celebração, a Diocese pede que acompanhem o rito da transmissão das celebrações pelas redes sociais, enfeitando em seguida a porta de suas casas com esses ramos bentos.

Prosseguindo as atividades religiosas, na segunda, terça e quarta-feira, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais é costume realizar celebrações que procuram realçar o sentido da Semana Santa.

O bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca presidirá as seguintes celebrações na Semana Santa, na Sé Catedral Santo Antônio:

28/03 – 10h30 (Domingo) - Missa do Domingo de Ramos
01/04 – 19h (Quinta-feira Santa) – Missa Vespertina da Ceia do Senhor
02/04 – 15h (Sexta-Feira Santa) – Celebração Litúrgica da Paixão e Morte de Jesus
03/04 – 19h (Sábado Santo) – Solene Liturgia da Vigília Pascal
04/04 – 10h30 (Domingo) – Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor