Notícias da Diocese

Missa dos Santos Óleos: celebração da unidade

Publicado em 26 de março de 2021 - 17:00:36

Devido à pandemia da Covid-19, excepcionalmente neste ano, a Missa do Crisma, também chamada “Missa dos Santos Óleos”, ocorreu de forma antecipada na manhã desta sexta-feira, dia 26 de março, na Diocese de Piracicaba.

Trata-se de uma celebração significativa, em que se vivencia de maneira concreta a unidade da Igreja. Presidida pelo bispo diocesano, Dom Devair Araújo da Fonseca, foi concelebrada pelo bispo emérito, Dom Fernando Mason, pelo vigário geral, padre Ronaldo Francisco Aguarelli, pelo animador da Pastoral Presbiteral, padre Cláudio César de Carvalho e pelo pároco da paróquia São Judas Tadeu, Côn. André Bortolucci Saggioro, OPraem. Nessa missa, também, os padres renovam seus compromissos sacerdotais.

Dom Devair lembrou que o sacerdócio continua não sendo um privilégio, mas um chamado para o serviço. “Somos escolhidos por Cristo. Cristo é o modelo de sacerdote que o mundo precisa. Devemos ser sacerdotes segundo o coração de Cristo”, afirmou o bispo aos presbíteros.

A celebração também é conhecida como Missa dos Santos Óleos pois nela são abençoados os óleos dos Catecúmenos, utilizado no Sacramento do Batismo, e dos Enfermos, utilizado no Sacramento da Unção dos Enfermos, e consagrado o óleo do Crisma, utilizado nos sacramentos da Crisma, do Batismo e da Ordem, bem como na consagração de altares e igrejas.

Devido à pandemia da Covid-19, este ano as comunidades paroquiais não puderam participar presencialmente. Porém, assim como todos os fiéis, acompanharam a transmissão ao vivo da Missa Crismal pelas redes sociais da Diocese de Piracicaba (YouTube e Facebook).

Fotos: Paulo Gomes