Padre Claudemir da Rocha celebra Jubileu de Prata de ordenação presbiteral

Dezembro/ 2020 – Edição 148 – Ano XV

No dia 10 de dezembro, padre Claudemir Aparecido da Rocha completará 25 anos de ordenação presbiteral. Desde fevereiro de 2014, é pároco da Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba.

Para celebrar esta data, estão programadas missas nas comunidades onde o padre já exerceu seu ministério. No dia 10, às 19h30, a missa será na Paróquia Santa Cruz e São Dimas, em Piracicaba, onde é pároco; no dia 12, às 15h, a celebração eucarística será na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Piracicaba, e no dia 13, às 19h30, haverá missa na Paróquia São Sebastião, em Santa Bárbara d’Oeste.

Natural de Piracicaba, padre Claudemir é animador da Equipe Diocesana em Defesa da Vida, e da Família, é professor do Curso Diocesano de Teologia e perito para causas matrimoniais do Tribunal Diocesano de Piracicaba. Também exerceu as funções de coordenador da Região Pastoral Piracicaba 2 e membro do Conselho Diocesano de Presbíteros, do Conselho Diocesano de Pastoral e do Secretariado Diocesano de Pastoral.

O presbítero já foi articulador diocesano da Pastoral da Sobriedade, diretor espiritual dos seminaristas do Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição” e animador do Movimento de Schöenstatt (Mãe Rainha).

Em 2013, quando cursava mestrado em Teologia Moral na Accademia Alfonsiana, ligada à Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, vivenciou um momento histórico da Igreja: a renúncia do papa Bento XVI e a eleição do primeiro papa latino-americano, Francisco.

Perguntado como foi o despertar para o serviço à Igreja e ao Evangelho, padre Claudemir se recorda de que o monsenhor Luiz Gonzaga Juliani (in memoriam) sempre quis levá-lo para orientação vocacional na Paróquia São José, em Piracicaba, a qual ele pertencia. Diante da insistência dele, passou a frequentar outra paróquia, onde fez a Primeira Eucaristia e Crisma.
Quando um primo foi para o seminário, comentou com os pais sobre a possibilidade de também ir, mas as despesas eram altas, desistindo da ideia. “Continuei meus estudos, fiz Técnico em Contabilidade e também fui trabalhar”, explica o padre. Ainda iniciou Engenharia de Produção Mecânica e, após três anos de estudos, começou a ficar em dúvida em relação ao futuro. Naquela época, participou de um encontro de jovens, no Santuário da Mãe Rainha e isso o deixou mais inquieto. Com a ajuda de um diretor espiritual, teve a certeza de que deveria deixar tudo e pensar numa outra proposta de vida que Deus lhe fazia, pois “a partir do momento em que se abrem os ouvidos para Deus e se escuta apenas a Sua voz, tudo fica mais fácil”, relata o padre.

Após 25 anos, padre Claudemir lembra que chegar até aqui não foi muito fácil. O caminho da cruz passou por muitos momentos, nos quais, sem esperar, a vontade humana falou mais alto, através de pessoas que deveriam ter sido luzes, mas foram trevas em sua vida. Porém, afirma que “olhando para isso, hoje, percebo o quanto sou forte por causa delas”. Na opinião do padre, Deus usou e continua usando pessoas tão simples para serem sal e luz em sua vida, fazendo com que possa saborear o verdadeiro gosto da vida, através da presença amiga e das orações. “Nada a pedir, só tenho que agradecer a Deus por tudo que me deu e pelo que virá ainda. Dou graças a Deus pelos anjos e demônios que cruzaram meu caminho sacerdotal e que Ele desperte mais vocações, que abençoe o nosso clero e todos os nossos paroquianos”, finaliza o presbítero.

Durante ordenação, Dom Eduardo Koaik (in memoriam) unge as mãos de padre Claudemir com o óleo do Crisma

Fotos: arquivo pessoal