FRATELLI TUTTI, Todos irmãos

Novembro/ 2020 – Edição 147 – Ano XIV

No último dia 3 de outubro, o Papa Francisco assinou sua 3ª Encíclica entitulada Fratelli Tutti. A celebração aconteceu na cidade natal de São Francisco, em Assis, na Úmbria, Itália, e a escolha do local se deu justamente porque o Pontífice buscou nas fontes franciscanas os fundamentos necessários para a nova carta publicada ao mundo. O discurso de Francisco é direcionado a todos os povos e nações, e convida a uma conscientização necessária num contexto de tantos desencontros.

Em sua nova carta destinada a todos os povos, o Papa propõe uma reflexão a respeito da construção da fraternidade e a defesa da justiça na sociedade, favorecendo através de um diálogo entre as pessoas e as diversas religiões a promoção da cultura da paz. O diálogo proposto por Francisco supera toda e qualquer diplomacia, pois nos convida a uma verdadeira amizade, cultivando a paz e a harmonia na partilha de valores e experiências morais e espirituais.

Longe de esgotar o tema neste momento, convidamos você leitor a acolher o convite que o Papa nos faz, refletindo a presença de um Deus, enquanto Pai, e por isso é necessário que compreendamos nossa coexistência enquanto irmãos e irmãs. O pensamento de Francisco segue uma continuidade, e alguns dizem que é uma tradução do Evangelho para os nossos dias (Bruno Forte).

O pensamento social de Francisco é muito fiel ao Magistério da Igreja, reconhece na promoção da dignidade humana, tema querido a outros pontífices, e por isso reinaugura um processo de revitalização deste tema na vida humana. A sociedade é marcada fortemente pela presença da religião, e por isso também nesta carta o papa adverte para que estejamos atentos quanto ao risco do ateísmo e o pensamento materialista, que combatem todo e qualquer discurso religioso na sociedade.

Para Francisco a religião presente na sociedade garante a liberdade e promove a dignidade da vida humana, e por sua vez elimina toda e qualquer instrumentalização da vida humana, supera todo e qualquer individualismo, e afirma que o pensamento religioso pode contribuir muito para a sociedade ressignificando nossa presença e ação no mundo. Esta presença no mundo se dá através de uma ação comunitária na qual transforma toda relação entre as pessoas, independente de sua religião ou nação, na qual todos podemos contribuir para a construção de um mundo novo, muito mais fraterno.

Concluindo, estamos ainda nas primeiras reflexões e tentando fazer uma pequena apresentação da encíclica “Fratelli tutti”, sobre a fraternidade e a amizade social, publicada pelo Papa Francisco, tratando, de modo mais amplo a nossa vida cristã em diálogo com os demais cristãos e com as outras religiões – na sociedade e a importância da presença da religiosa no mundo. Por isso a nossa proposta nas próximas edições é promover uma reflexão acerca de temas presentes nesta nova encíclica. Para você leitor(a) segue o link (http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html) da carta encíclica para que possa degustar de uma boa leitura e apreciação desta nova carta do Papa Francisco a todos nós cristãos católicos no mundo inteiro.

Foto da capa: Vatican Media