Igreja Diocesana se alegra com ordenação de presbítero

Setembro/ 2020 – Edição 145 – Ano XIV

Padre Robson Luís Natis, 39 anos, é o mais novo presbítero da Diocese de Piracicaba. A ordenação aconteceu durante missa solene, no dia 9 de agosto, na Sé Catedral Santo Antônio, por meio do gesto sacramental da imposição das mãos e prece de ordenação do bispo diocesano Dom Fernando Mason.

Neste período atípico em que vivemos, devido à pandemia do novo Coronavírus, Dom Fernando destacou a grande alegria pela ordenação presbiteral do diácono Robson, motivo de realização para o corpo diocesano de presbíteros e para toda a comunidade de fé da Diocese. Também ressaltou a grande alegria de rever padres e seminaristas e de reencontrar representantes da comunidade. Ainda que de forma restrita, “revemos rostos familiares que nos são caros, com os quais temos familiaridade, pertença, participação e condivisão de vida”, disse o bispo.

Com a escolha do lema “Em tudo dai graças a Deus” (1Ts 5,18a), Robson lembrou de dois desafios que, em algum momento, quase o fizeram desistir do trajeto vocacional: o falecimento de seu pai e, não muito tempo depois, também o falecimento de sua mãe.“Quem perde a capacidade de dar graças vive uma vida egoísta, amargurada, fechada nos seus próprios problemas, como se apenas eles, os problemas, existissem”, explica Robson.

Com diversos ritos que expressam a entrega do ordenado à Igreja e ao Evangelho de Jesus Cristo, mesmo em número reduzido, os padres, diáconos, seminaristas, familiares, amigos e fiéis da comunidade estiveram presentes na Catedral Santo Antônio, tornando a cerimônia repleta de emoção e alegria.

Após a proclamação do Evangelho e seguindo os ritos da cerimônia, o diácono foi apresentado ao bispo pelo ex-reitor do seminário diocesano de teologia, padre Antonio César Maciel Mota, que pediu ao pastor que o ordenasse para a função de presbítero, afirmando que ele foi considerado digno de pertencer ao presbitério diocesano.

Durante a sua homilia, Dom Fernando lembrou a reação do profeta Jeremias na primeira leitura, diante da convocação do Senhor, não considerando ser apto e nem suficiente para isso, recomendando a Robson que “tenha sempre esse sentir: somos insuficientes, imaturos para uma tarefa tamanha como essa que recebemos por vocação de Jesus Cristo e por convocação da Igreja”. “Ter sempre este toque de percepção de que somos insuficientes é o primeiro passo para você fazer progresso no seu caminhar vocacional, que não termina com a ordenação, pelo contrário vive nova fase”, completou o bispo.

Ainda recordando a segunda leitura que diz: “dai graças a Deus em todas as circunstâncias”, Dom Fernando disse que de fato estamos em um conjunto de circunstâncias fora do padrão: “Essa é uma pequena circunstância (a pandemia), mas em todas as outras circunstâncias da vida permanece o desafio de estarmos na vontade de Deus, porque é a vontade de Deus em Jesus Cristo”. Dom Fernando ainda lembrou que não haverá muitas gerações que viverão este momento que nos coube da pandemia, “é um momento feliz este que dá um toque de plenitude, de maturidade ao seu itinerário pessoal, numa circunstância tão singular”.

Por fim, Dom Fernando pediu a Robson que seja o bom Pastor, como diz no Evangelho, que ama este povo que lhe é confiado, que lhe quer bem, que se dispõe a servi-lo, a dar a vida, fora de qualquer equívoco. “Nós participamos desse pastoreio para que haja vida e não para que haja morte, e para que esta vida esteja em abundância. Por favor, junte-se a nós nesta obra do bem”, finalizou o bispo.

No encerramento da celebração, o neo-presbítero Robson agradeceu a presença de todos em sua ordenação e aos que se uniram a ele via on-line, em suas casas, convidando a um momento de prece e homenagem a Maria Santíssima.

A partir do dia 11 de setembro, padre Robson será o novo administrador paroquial da Paróquia Sagrada Família, em Piracicaba, substituindo o padre Marcos Roberto Nogueira dos Santos.