Cúria diocesana completa 75 anos de história

Setembro/ 2020 – Edição 145 – Ano XIV

A Cúria Diocesana é o centro administrativo e pastoral da diocese. “São organismos e pessoas que ajudam o bispo no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da diocese e no exercício do Poder Judiciário” (CIC cân. 469).

Há 75 anos, no dia 24 de setembro de 1945, a primeira sede da Cúria Diocesana de Piracicaba começou a funcionar, provisoriamente, em salão contíguo à Igreja São Benedito, em Piracicaba, sendo padre José Conceição Paixão o primeiro chanceler do bispado.

Em abril de 1951, a Cúria Diocesana passou a funcionar na Rua Regente Feijó, em Piracicaba, contígua à residência episcopal. Em 9 de agosto de 1954, Dom Ernesto de Paula inaugurou o novo prédio da Cúria, construído em terreno da residência episcopal, com entrada pela Rua Regente Feijó.

Com a venda da residência episcopal em 1985, Dom Eduardo Koaik, terceiro bispo diocesano, se muda para a Casa paroquial da Paróquia Santa Cruz e São Dimas e a Cúria Diocesana com seus organismos: Chancelaria, Arquivo, Economia, Câmara Eclesiástica e sala do Bispo voltou novamente a funcionar anexa à Igreja São Benedito.

Em razão da reforma das instalações, em maio de 1997, a Cúria foi transferida, provisoriamente, para o salão da Paróquia Santa Cruz e São Dimas, onde permaneceu até 1998, quando retornou às dependências da Igreja São Benedito.

Em janeiro de 2000, a Cúria Diocesana ganha um novo espaço, mais amplo e confortável, situado também em Piracicaba, na avenida Luciano Guidotti, 166, junto ao Centro Diocesano de Pastoral. A inauguração oficial, com bênção das instalações por Dom Eduardo Koaik, ocorreu na Reunião do Clero do dia 16 de março de 2000.

Atualmente a Cúria diocesana faz parte de um complexo localizado na avenida Independência, 1.146, no bairro Higienópolis, em Piracicaba, e abriga três espaços com funções distintas: a Cúria Diocesana, o Centro Diocesano de Pastoral e a Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade).

O prédio Dom Aníger Francisco de Maria Melillo foi construído em 1950 e é tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) de Piracicaba. O edifício foi totalmente restaurado, e, desde abril de 2013, abriga a Cúria Diocesana e o Centro Diocesano de Pastoral, o Curso Diocesano de Teologia e a Escola Diaconal “São Filipe”, além de diversas salas destinadas às pastorais e aos movimentos diocesanos.

Antes de abrigar os diversos espaços da nossa Igreja Particular, o imóvel foi utilizado, por mais de duas décadas, para abrigar o Lar Franciscano de Menores.

No início de 2018 foi instalado o Centro Documental no prédio Dom Eduardo Koaik, anexo ao da Cúria Diocesana, para armazenamento e organização dos livros sacramentais e canônicos da Diocese, local com estrutura mais adequada à conservação do arquivo.

A Cúria Diocesana de Piracicaba é composta das seguintes funções:

Vigário Geral – Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli
Chanceler – Monsenhor Jamil Nassif Abib