Paróquia realiza estudo bíblico durante pandemia

Setembro/ 2020 – Edição 145 – Ano XIV

Este ano, a Igreja no Brasil comemora o Mês da Bíblia, em sintonia com a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fundamentando-se no livro do Deuteronômio, com o lema “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11).

Na Diocese, a Paróquia Imaculada Conceição, de Santa Bárbara d’Oeste, iniciou um estudo bíblico on-line em meio à pandemia, visto que os fiéis não podiam mais participar das atividades litúrgicas e pastorais. Assim, o pároco, padre Agnaldo Rogério dos Santos, explica que teve o “desejo de chegar até os fiéis, através de alguma atividade evangelizadora que nos mantivesse conectados semanalmente, além da Missa dominical”. Foi proposto o estudo da Primeira e Segunda Carta de São Pedro. Além de proporcionar uma oportunidade ímpar de enriquecimento pessoal de estudo da Palavra de Deus, padre Agnaldo afirma que “providencialmente, naquele período, a leitura das missas dominicais eram perícopes da Primeira Carta de São Pedro”.

Os encontros semanais, com duração de 1h15, ocorreram de 14 de maio a 18 de junho com a participação de aproximadamente 170 pessoas. “Na realidade, esse número é o de celulares que estavam acompanhando a transmissão ao vivo, mas supomos que havia, ao menos, mais uma ou duas pessoas acompanhando a transmissão”, estimou o coordenador da Pascom paroquial, Paulo Henrique da Silva.

Paulo lembra que a equipe da Pascom “abraçou a ideia do padre”. Antes do Estudo Bíblico em si, foi feita uma divulgação em arte, através das redes sociais da paróquia e pelo padre ao final da transmissão das missas. “A catequese foi realizada pelo pároco, com o auxílio de três membros da Pascom, utilizando um cenário montado dentro da própria igreja e recursos computacionais, onde havia uma tela interativa, com a projeção de um lado da tela e o padre do outro fazendo as explicações”, descreveu Paulo.

Padre Agnaldo agradeceu também o esforço dos membros da Pascom paroquial, que tornaram possível esse serviço de evangelização, “visto que não tenho nenhum conhecimento dessas novas tecnologias e sem esse valoroso auxílio não tornaria realidade essa inspiração pastoral”, lembrou o pároco.

O aprendizado foi constante, em meio às dificuldades, como: problemas de conexão da internet e no microfone e o extremo barulho externo (na rua em frente à Matriz). Outro grande desafio para padre Agnaldo era falar olhando somente para uma câmera, sem ver as pessoas, mas certo que elas estavam do outro lado acompanhando, “era como dirigir às cegas, no escuro”, relata.

Após um período de interrupção, o estudo da 2ª Carta de São Pedro foi retomado no último dia 31 de agosto, visto que, ainda, há várias restrições para as atividades de evangelização presenciais. Assim, “o estudo bíblico quer ser uma forma de, unidos como Igreja, estudarmos a Palavra de Deus, para que ela nos ilumine neste período sombrio de nossa história, a fim de que, como afirma São Pedro, estejamos prontos a dar razão de nossa esperança (fé)”, finaliza padre Agnaldo.