Dom Fernando Mason celebra 15 anos à frente da Diocese

Julho/ 2020 – Edição 143 – Ano XIV

No próximo dia 24 de julho, Dom Fernando Mason completa 15 anos à frente da Diocese de Piracicaba. Dom Fernando é o 5º bispo da nossa diocese. Depois de ter exercido por seis anos o ministério episcopal à frente da Diocese de Caraguatatuba, o então Papa - hoje emérito - Bento XVI o transferiu para Piracicaba. Iniciou seu ministério na nossa diocese no dia 24 de julho de 2005, quando tomou posse em celebração solene na Sé Catedral Santo Antônio. Seu lema episcopal é “Christus factus obediens” – que significa “Seguir Cristo feito obediente”.

Dom Fernando tem sob sua administração apostólica 68 paróquias, uma quase-paróquia, dois santuários marianos, três seminários diocesanos e uma capelania, distribuídos em 15 municípios. Criou 14 paróquias, ordenou 17 padres diocesanos e 26 leigos como diáconos permanentes, instituiu a celebração da concentração diocesana e criou o jornal mensal “Em Foco”.

Também definiu a Revisão Ampla, processo de reestruturação pastoral e administrativa da diocese, com implementação do 6º e 7º Plano Diocesano de Pastoral e com a criação das comissões diocesanas, implantou o Plano Missionário de Missão Permanente, reformou o Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”, no bairro Nova Suíça, em Piracicaba, construiu o novo Seminário Filosófico São João XXIII e o Seminário Teológico São José, ambos em Campinas, e restaurou o antigo prédio do Lar Franciscano de Menores, onde hoje estão a Cúria, o Centro Diocesano de Pastoral, o Curso Diocesano de Teologia e a Escola Diaconal “São Filipe”. Em anexo também está o Centro Documental e a Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade).