Região Pastoral Capivari: paróquias retomam celebrações presenciais

Julho/ 2020 – Edição 143 – Ano XIV

Na região pastoral Capivari, algumas paróquias retomaram as celebrações com o povo, no último mês de junho. As cidades de Capivari, Mombuca e Rafard autorizaram, através de decreto municipal, a retomada das celebrações presenciais, com limite de participantes, chegando à quantidade de 30%.

Em Capivari, padre Aparecido Barbosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, relata um pouco desta experiência de retomada das liturgias presenciais, falando, principalmente, sobre a Pastoral da Acolhida que exerce um papel importantíssimo nesta volta das pessoas, orientando-as quanto ao uso de máscaras, indicando os lugares vagos para se sentarem e a higienização do ambiente. São muitos voluntários que auxiliam a manter tudo em ordem, segundo as prescrições exigidas pela secretaria de saúde municipal.

Segundo padre Aparecido, “planejamos acolher as pessoas sem controle de acesso, uma vez que estávamos retornando, até o último final de semana, sem nenhum problema, pois não tivemos nenhum dia de lotação acima dos 30% (120 pessoas), permitido pelo decreto municipal. A conscientização do uso de máscaras, entrada de pessoas sem sintomas, distanciamento de 2 metros, uso do álcool em gel na entrada, a permanência nos lugares durante a celebração, as coletas no final das missas, na saída da Igreja, o recebimento da comunhão eucarística no lugar em que a pessoa está, saída sem aglomerações... Esse trabalho foi realizado nas primeiras missas, quando retornamos às celebrações, sem nenhum problema no cumprimento das regras por parte dos fiéis”.

Em Rafard, o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, padre Reginaldo Brandão, relata que o controle vem sendo realizado, através de agendamento prévio na secretaria paroquial, com o distanciamento exigido de 2m entre as pessoas, no ambiente celebrativo. As pessoas não chegaram à quantidade de 30%.

“Colocamos na entrada da Igreja voluntários para recepcionar os fiéis e orientá-los. Em nossa paróquia optamos pela lista de presença, ou seja, para evitar aglomerações na entrada, as pessoas que queiram participar das missas se inscrevem na secretaria, e os voluntários na entrada da Igreja têm a lista das pessoas inscritas e verificam os nomes colocados na lista. Assim, não precisamos despedir aqueles que não poderiam entrar, por ter excedido a quantidade de pessoas permitida, deixando de causar qualquer desconforto ou inconveniência para os fiéis”, explica padre Reginaldo.

Em Mombuca, a Paróquia São Pedro foi recentemente autorizada a retomar com as celebrações presenciais. Organizou também, na secretaria paroquial, a permissão a ser retirada a cada final de semana, havendo um prévio controle de participantes, tendo em vista que há possibilidade de 25 pessoas participarem, devido às restrições impostas pelo município. A comunidade orienta os pais com crianças para que não deixem seus filhos circularem pela Igreja, evitando possível contaminação. As pessoas que moram na mesma casa podem sentar-se juntas, com limite de quatro pessoas no mesmo banco, mas recomenda-se o respeito às regras de distanciamento social. As pessoas acima de 60 anos de idade, diabéticos, hipertensos e demais casos que fazem parte do grupo de risco são orientadas para que permaneçam em casa, acompanhando as celebrações pelas redes sociais da paróquia.

Nas demais regiões pastorais, até o momento em que escrevemos esta matéria, não houve a publicação de decretos municipais autorizando a retomada das celebrações presenciais, mesmo em Rio das Pedras, apesar de pertencer à região pastoral Capivari.