Ação Solidária Emergencial da Igreja diocesana: projetos solidários em Rio Claro

Julho/ 2020 – Edição 143 – Ano XIV

A pandemia da Covid-19 vem provocando muitas consequências econômicas no Brasil e no mundo. Na Diocese de Piracicaba não é diferente. Muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social e, principalmente, a população que vive em situação de rua nas nossas cidades precisa de ajuda neste momento. Para atender às necessidades mais urgentes causadas pela pandemia, as paróquias da diocese realizam campanhas e projetos de solidariedade.

Foi inspirado em reportagens, assistidas pela TV sobre distribuição de alimentos para pessoas em situação de rua, que o ministro extraordinário da Comunhão Eucarística da paróquia Nossa Senhora da Saúde, Edilson Fernandes de Souza teve a ideia do projeto “Marmita Solidária”. Com o apoio do pároco, padre Wanderley Calça, PODP, que cedeu a cozinha da igreja matriz da paróquia para a preparação das marmitas, 16 voluntários participam desta ação. Segundo Edilson, o objetivo é “atender moradores de rua e famílias que estão necessitadas”. Para isso, algumas marmitas são distribuídas às famílias assistidas pelos vicentinos da paróquia.

Todos os sábados 200 marmitas são confeccionadas e distribuídas pelas ruas da cidade. Para isso, o grupo conta com a colaboração dos paroquianos e de empresas na doação de alimentos. “A meta é ampliar este número para mais de 250 marmitas”, explicou Edilson.

Agora, em parceria com a Paróquia São Pedro e São Paulo, 60 marmitas começaram a ser oferecidas em algumas capelas. A distribuição, que acontece também aos sábados, é feita pelos voluntários de cada comunidade beneficiada. O pároco, padre Jorge Luiz Cardoso Pinheiro, CMF agradece o grupo e afirma “aqui sempre tem gente precisando”.

Marmita com Terço

Outra ação que já existe há um ano é o “Marmita com Terço”. Fiéis do movimento se reúnem todas às quartas-feiras, na paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Rio Claro, para a reza do terço e preparação de alimentos para pessoas em situação de rua.

O trabalho acontece na cozinha do salão paroquial da igreja matriz Nossa Senhora da Saúde, a partir das 16h30 e, às 19h30, tem início a distribuição das marmitas nos vários pontos da cidade de Rio Claro.

De acordo com o pároco, padre Wanderley Calça, PODP, essa ação solidária se intensificou durante a pandemia.