Previna-se contra o Coronavírus!

Abril/ 2020 - Edição 140 - Ano XIV

O coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias. O novo coronavírus, também chamado de (COVID-19) foi descoberto no final do ano passado, após casos registrados na China. Esta nova variação do vírus é altamente contagiosa e a forma mais comum é pelo ar. Pessoas contaminadas podem espalhar a doença para dezenas, centenas e, consequentemente, milhares de pessoas. A contaminação ocorre por gotículas respiratórias ou contato físico. Por isso, uma pessoa contaminada precisa, urgentemente, ser isolada.

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção como as pneumonias. Os principais sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Para evitar a disseminação do coronavírus, as autoridades governamentais em nível federal, estadual e municipal e, também, a Igreja tomaram medidas drásticas, mas nenhuma delas terá eficácia se a população não colaborar.

Muitas são as ações que cada um pode fazer, mas a principal delas é ficar dentro de casa. Somente saia à rua se for estritamente necessário.

Para prevenir o novo coronavírus, o Ministério da Saúde orienta para alguns cuidados básicos. Entre as medidas estão:

1- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
2 - Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
3 - Evite aglomerações
4 - Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
5 - Não compartilhe objetos pessoais.
6- Ficar em casa, quando estiver doente e quando não tiver necessidade de se descolocar. Somente vá às ruas quando for realmente necessário.