“Convertei-vos e crede no Evangelho (Mc 1,15)”

Março/ 2020 - Edição 139 - Ano XIV

Com as celebrações ocorridas na Quarta-feira de Cinzas, 26 de fevereiro, em todas as paróquias da diocese, a Igreja deu início ao tempo da Quaresma. Na Sé Catedral Santo Antônio, a missa de Cinzas foi presidida pelo bispo Dom Fernando Mason e concelebrada pelo vigário geral e pároco da Catedral, monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli e demais padres diocesanos.

A Quaresma é um tempo em que todos os cristãos são chamados a mudanças de postura de vida e à conversão, em preparação para a Semana Santa e Tríduo Pascal. Este é o momento litúrgico mais significativo para os Católicos. Este é o tempo de jejum, oração, penitência, solidariedade e conversão.

É também na Quaresma que a Igreja reflete, com maior intensidade, sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade, que em 2020, traz como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Em meio a tantas questões do cotidiano, neste ano somos convidados a uma reflexão e um olhar mais atento e detalhado sobre o significado da vida e a encontrar caminhos para que este sentido seja fortalecido ou reencontrado. “É por isso que a CF 2020 proclama: a vida é Dom e Compromisso! Seu sentido consiste em ver, solidarizar-se e cuidar”, diz o texto-base da CF 2020.

Como parte do despertar para este olhar atento, a Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade, que tem como animador diocesano o diácono permanente Edgard Oliveira Batista, desenvolveu, nas sete regiões pastorais, encontros de formação, que contou com a participação de aproximadamente 1.200 agentes de pastorais e fiéis leigos e leigas que, após a formação, são chamados a serem multiplicadores das informações recebidas em suas respectivas paróquias e comunidades, principalmente no período quaresmal.